Abertura do “Setembro Verde”, campanha pela doação de órgãos, começa hoje (02)

A Susam faz a abertura oficial do “Setembro Verde” nesta sexta-feira (02)/Foto: Divulgação
A Susam faz a abertura oficial do “Setembro Verde” nesta sexta-feira (02)/Foto: Divulgação
A Susam faz a abertura oficial do “Setembro Verde” nesta sexta-feira (02)/Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual de Saúde (Susam) faz a abertura oficial do “Setembro Verde” nesta sexta-feira (02), às 17h, na sede da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), na avenida Carvalho Leal, 1778, Cachoeirinha. A campanha, que é alusiva ao Dia Nacional da Doação de Órgãos (27 de setembro), contará com uma programação de palestras em escolas e universidades, durante todo o mês. O objetivo, de acordo com o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, é chamar a atenção da população para a importância da doação de órgãos e tecidos, um gesto simples, mas que salva vidas.


Na abertura do “Setembro Verde”, a fachada da FHAJ será iluminada com a cor da campanha. A FHAJ é a unidade da Susam credenciada para realizar transplante de fígado e que está sendo preparada para fazer transplante de rim. A solenidade contará com a presença do secretário Pedro Elias, da coordenadora estadual de Transplantes, Lenny Passos, da diretora do Banco de Olhos do Amazonas, Cristina Garrido, e do diretor da FHAJ, Alexandre Bichara.

Além da FHAJ, durante todo o mês de setembro estarão na cor verde as fachadas de mais nove unidades da Susam – Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, 28 de Agosto, Platão Araújo, Delphina Aziz, Fundação do Coração Francisca Mendes, Hospital Infantil Dr. Fajardo, Pronto-Socorro da Criança da Zona Leste, Maternidade Ana Braga e Instituto da Mulher Dona Lindu.

Também já aderiram à iniciativa a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e a Assembleia Legislativa (Aleam), que estarão iluminadas com a cor verde da campanha.

Programação – A Central de Transplantes preparou uma agenda de palestras que serão realizadas durante este mês de setembro em escolas e hospitais. No dia 11 acontecerá o “Domingo Verde”, de 9h às 12h, na faixa liberada da Ponta Negra. O evento inicia com a “Caminhada para a Vida”, que simboliza o ato da saída dos pacientes da fila do transplante. A programação, neste dia, incluirá atividades de lazer, como aula de zumba e torneio de futebol. O “Domingo Verde” será realizado em parceria com Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).

A campanha “Setembro Verde” já faz parte do calendário oficial do Governo do Estado, desde o ano passado. Segundo Lenny Passos, a intenção é levar informações que possam sensibilizar a sociedade para este ato de solidariedade.

Transplantes – O Amazonas já realiza transplantes de córneas, fígado e rins. O transplante de rim é feito, atualmente, no Hospital Santa Júlia, unidade da rede privada credenciada pelo Ministério da Saúde para a realização desse tipo de procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Agora, a Fundação Adriano Jorge também está se preparando para ser credenciada e começar a oferecer esse tipo de procedimento.

Artigo anteriorJesus brilha e Brasil vence Equador na estreia de Tite: 3 x 0
Próximo artigoFeira de Artesanato da Avenida Eduardo Ribeiro está de Volta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui