Acidente de trem na Holanda deixa um morto e 30 feridos

Foto: Reprodução

Um trem na Holanda descarrilou após colidir com um guindaste na madrugada desta terça-feira, 4, matando o operador do equipamento e ferindo ao menos 30 passageiros. Deles, 19 estão em estado grave. O acidente aconteceu no vilarejo de Voorschoten, a oito quilômetros de Haia, que era o destino final do veículo.


Cerca de 60 passageiros estavam a bordo no momento do ocorrido. Após uma operação de resgate, os feridos em estado grave (incluindo o condutor do comboio, que sofreu várias fraturas) foram encaminhados para um hospital local. Os demais foram tratados em residências próximas.

Foto: Reprodução

Depois do choque, a parte dianteira do trem avançou por um campo aberto, enquanto um segundo vagão ficou inclinado sobre os trilhos. Um terceiro vagão não sofreu danos, mas o quarto pegou fogo.

O trem de passageiros de dois andares tinha partido de Leiden, cidade histórica no sul do país. A ProRaid, empresa responsável pela infraestrutura ferroviária no país, informou que o trajeto será interrompido por alguns dias para que as causas do acidente sejam investigadas. A linha que liga Leiden a Haia é uma das mais movimentadas da Holanda.

Foto: Reprodução

Segundo o CEO da ProRaid, John Voppen, o serviço de manutenção que envolvia o guindaste estava na agenda, mas não se sabe como o equipamento foi parar no meio dos trilhos.

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, e a família real do país estão entre os que se pronunciaram sobre o episódio. “Meus pensamentos estão com todas as vítimas e seus parentes. Desejo o melhor a todos eles”, escreveu Rutte no Twitter.

Foto: Reprodução

“Empatizamos profundamente com todos eles”, disseram o rei Willem-Alexander e a rainha Maxima, que depois visitaram o local do descarrilamento, a cerca de dez quilômetros do palácio onde vivem.

O acidente ferroviário mais grave da história da Holanda aconteceu em 1962, quando o choque entre dois trens de passageiros em Harmelen, perto da cidade de Utrecht, matou 93 pessoas e deixou 52 ferido. Mais recentemente, uma pessoa morreu e seis ficaram feridas quando um comboio bateu em um guincho hidráulica em 2016 no centro do país.

Veja.abril

Artigo anteriorPolícia prende mais um envolvido na morte de cabo da PM
Próximo artigoFlextronics da Amazônia pede direito de resposta para matéria da CUT-AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui