O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que o Amazonas está com alerta laranja para chuvas. A concentração maior está no leste do Estado.
São esperadas, ao longo da semana, chuvas entre 30 e 60 mm/h e ventos intensos, de 60 a 100 km/h. A situação pode resultar em corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O Inmet informou que também há um alerta amarelo para chuvas entre 20 e 30 mm/h e ventos de 40 a 60 km/h. O alerta é válido para toda a região Norte do país.
Já a Defesa Civil do Amazonas informou que, para hoje (6), o radar do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) indica sistemas convectivos sobre a Região Metropolitana de Manaus e demais municípios adjacentes. Há presença de nuvens com potencial para gerar pancadas de chuva de intensidade moderada a fraca, com possibilidade de aumentar os acumulados prévios de chuva.
Os municípios mais afetados devem ser Itacoatiara; Rio Preto da Eva; Autazes; Silves; Careiro da Várzea. Além de Careiro; Iranduba; Manaus; Manaquiri; Manacapuru; Presidente Figueiredo; Novo Airão.