Aneel reduz tarifa de energia elétrica de dez distribuidoras

Foto: Reprodução/Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (12), a revisão das tarifas nas contas de luz de 10 distribuidoras de energia.


As revisões tarifárias ocorrem duas semanas após governo sancionar lei que determina a devolução integral de créditos tributários (PIS/Cofins) cobrados indevidamente nos últimos anos. A mesma legislação obriga que a agência reavalie reajustes que já haviam sido aprovados no início deste ano.

Confira as revisões tarifárias:

Enel Distribuidora Rio: a Aneel aprovou redução média de 4,22% nas tarifas da Enel Distribuidora Rio, que atende 2,7 milhões de unidades consumidoras. Para os consumidores conectados em alta tensão, o efeito médio será de -3,86%. Já aos atendidos em baixa tensão, como os residenciais, a redução será de, em média, 4,34%.

Enel Ceará: a agência aprovou a redução média de 3,01% nas tarifas. A diminuição será sentida de modo diferente pelos consumidores. Para os atendidos em alta tensão, como as indústrias, o efeito médio será de -2,96%. Para os conectados em baixa tensão, como os residenciais, a diminuição será de, em média, 3,02%. A agência reguladora havia aprovado, em 19 de abril, um reajuste médio de 24,85% durante a revisão tarifária anual da concessionária.

Neoenergia Cosern: a agência aprovou a redução média de 1,54% nas tarifas de energia da Neoenergia Cosern, que atua no Rio Grande do Norte. As novas tarifas começam a valer a partir de 13 de julho. Para os consumidores conectados à alta tensão, como as indústrias, o efeito médio será de -1,51%. Já para os consumidores conectados na baixa tensão, como os residenciais, a redução média será de 1,54%. A redução será sobre a tarifa vigente, que havia sido definida em 19 de abril, no reajuste tarifário anual da concessionária. Na ocasião, a agência aprovou um aumento médio de 20,36%.

Neoenergia Pernambuco: a redução média aprovada foi de 4,07% nas tarifas de energia para cerca de 3,9 milhões de unidades consumidoras. Aos da alta tensão, a redução média será de 3,98%. Já para os consumidores atendidos em baixa tensão, o que inclui os residenciais, será de 4,10%. A redução será aplicada após a agência ter aprovado, em 26 de abril, uma alta média de 18,98% nas tarifas da distribuidora.

Coelba: a Aneel aprovou a redução média de 0,50% nas tarifas cobradas pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, a Coelba. Para os consumidores conectados à alta tensão, o efeito médio será de -0,49%. Já para os consumidores conectados na baixa tensão, como os residenciais, a redução média será de 0,50%. A agência havia aprovado em 19 de abril o reajuste tarifário anual da concessionária, cujo efeito médio percebido pelo consumidor foi de 21,13%.

CPFL Paulista: foi aprovada uma redução média de 2,44% nas tarifas de energia para cerca de 4,7 milhões de unidades consumidoras. Quem é atendido pela alta tensão, como as indústrias, a redução média será de 2,38%. Já aos consumidores da baixa tensão, o que inclui os residenciais, será de 2,47%. As novas tarifas serão aplicadas a partir desta quarta (13). A redução será concedida após a agência ter aprovado, em 5 de abril, uma alta média de 14,97% nas tarifas da distribuidora.

CPFL Santa Cruz: a Companhia Jaguari de Energia – CPFL Santa Cruz sofreu redução de 2,32% na tarifa, sendo de -2,12% para os consumidores conectados a alta tensão e de -2,45% em média para os consumidores de baixa tensão. A concessionária atua em 45 municípios dos estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais.

Energisa Borborema EBO: foi aprovada redução da tarifa de 5,25%, sendo de -5,02% aos consumidores conectados à alta tensão e de -5,34% em média para os consumidores de baixa tensão.

Sulgipe: houve redução média de 4,88%, sendo de -5% para os consumidores conectados à alta tensão e de -4,83%, em média, para os consumidores de baixa tensão.]

Energisa Sergipe: a redução aprovada em tarifa alcança 4,47%, sendo de -3,8% aos consumidores de alta tensão e de -4,75%, em média, aos de baixa tensão.

Infomoney

Artigo anteriorFuncionário de borracharia é lançado ao ar após explosão de pneu; vídeo
Próximo artigoRoberto Cidade solicita realização de serviços de infraestrutura para o Ramal Água Branca 2

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui