Anunciado o resultado final com os vencedores da categoria ‘Prata’ do 59º FFA

Dança " Cabras de Lampião", comemoram/Foto: Ingrid Anne

Anúnciado ontem (28), o resultado dos vencedores da categoria Prata do 59º Festival Folclórico do Amazonas, logo após a apuração realizada    no auditório do Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), na zona Sul de Manaus.
Ontem, na segunda etapa foram apurados os resultados de cinco categorias: na Dança Nordestina, o vencedor foi Cabras de Lampião, enquanto a melhor Quadrilha Cômica foi Fofas Sim, Bibas não. O vencedor da Quadrilha Tradicional este ano foi Diva na Roça, e o primeiro lugar do Garrote Regional ficou com Renascer. Já o prêmio do Garrote Tradicional foi para Brilho do Campo. “A Manauscult e a SEC estão de parabéns pela estrutura. Nosso grupo já tinha vencido em 2013 e é uma sensação muito boa levar o prêmio de novo. Ano que vem vamos com tudo para a (categoria) Ouro”, disse Rogério Vilhena, integrante do grupo Cabras de Lampião.


Na primeira etapa da apuração, realizada na última segunda-feira (27), foram anunciados os vendedores de sete categorias: em Dança Nacional, o prêmio foi para o gripo Café XV de Outubro; quem levou o primeiro lugar como Dança Alternativa foi a Quadrilha Alternativa Guardiões das Estrelas; a Tribo premiada foi a Cuxi Miraiba; o prêmio da tradicional Dança do Cacetinho foi para o grupo Waimiri Atroari; na categoria Quadrilha de Duelo, a campeã foi Duelo Mosqueteiros na Roça; a Ciranda Sonho de Cirandeiro foi a melhor do festival; e, para finalizar, o primeiro lugar de Dança Internacional foi para Companhia Artística Caracalla.

Os primeiros colocados em cada modalidade passam automaticamente a disputar na categoria Ouro no próximo ano, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Cultura (SEC).

Diversidade de temas e estilos

As apresentações da categoria Prata levaram à arena do CCPA diversos estilos, contando com temas que iam do humor à conscientização, como circo, o mundo encantado de Disney e até homofobia e a seca no Nordeste. Quadrilhas cômicas, danças nordestinas, cirandas e outras modalidades fizeram a festa durante os oito dias de apresentações. Nos dois últimos dias de festival, 25 e 26 de julho, os grupos da mostra folclórica não-competitiva também puderam apresentar seu trabalho ao público.

A família Carvalho foi uma das brincantes do evento. O pai, Luís Carlos Carvalho, acompanhado da mãe e da filha, contou que há 10 anos toda a família participa do festival. “Isso significa união pra gente. Passamos o ano inteiro esperando pelo festival, pois é uma diversão em família”, afirmou. Já seu Edil Lira, coordenador da Dança Nordestina Nordeste Sangrento, um dos grupos que se apresentou na arena, destacou a importância do evento. “Esse é o momento de mostrar o nosso trabalho, e ter orgulho do que a nossa comunidade produziu”, ressaltou.

O 59º Festival Folclórico do Amazonas foi realizado pela segunda vez por meio de parceria entre a Manauscult e a SEC, e agitou a arena do Centro Cultural dos Povos da Amazônia de 3 a 26 de julho, em quase um mês de apresentações.

Resultado final – Vencedores da categoria Prata:

Dança Nacional – Café XV de Outubro;

Dança Alternativa – Quadrilha Alternativa Guardiões das Estrelas;

Tribo – Cuxi Miraiba;

Dança Cacetinho – Waimiri Atroari;

Quadrilha de Duelo – Mosqueteiros na Roça;

Ciranda – Sonho Cirandeiro;

Dança Internacional – Companhia Artística Caracalla;

Dança Nordestina – Cabras de Lampião

Quadrilha Cômica –Fofas Sim, Bibas não

Quadrilha Tradicional- Diva na Roça

Garrote Regional – Renascer.

Garrote Tradicional -Brilho do Campo

Artigo anteriorEvento no Acre teve mais quadriciclos do que cavalos
Próximo artigoCoronel Bonates não foi chamado para revista realizada no Compaj

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui