Ao garantir segurança às mulheres toda a sociedade é beneficiada, diz Conceição

Deputada Conceição Sampaio(PP)/Foto: Divulgação
Deputada Conceição Sampaio(PP)/Foto: Divulgação
Deputada Conceição Sampaio(PP)/Foto: Divulgação

A garantia dos direitos da mulher, em especial o cumprimento da Lei Maria da Penha, pautou as diversas ações realizadas pela Comissão dos Direitos da Mulher, da Família e do Idoso da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), durante o primeiro semestre deste ano.

Parceira de instituições como a Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM), Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Defensoria Pública do Amazonas e dos movimentos sociais, a Comissão pode atuar tanto em Manaus quanto no interior do Estado, levando serviços de atendimento jurídico, psicológico e social a mulheres de baixa renda e também participando de campanhas de conscientização e da formulação de políticas públicas voltadas ao público feminino.


Segundo a presidente da Comissão, deputada estadual Conceição Sampaio (PP), ao se garantir segurança e oportunidades às mulheres, toda a família e, consequentemente, a sociedade, acaba sendo beneficiada. “A família é a base de tudo e quando a sociedade entende a importância da mulher no lar, no mercado de trabalho e na política, todos avançam na construção de um mundo melhor”, avalia ela.

Dentre as atividades realizadas pela Comissão dos Direitos da Mulher, da Família e do Idoso, Conceição Sampaio destacou a formação das “promotoras legais” – iniciativa executada em parceria com a SEPM, Movimento de Mulheres e Universidade do Estado do Amazonas (UEA) – que forma mulheres capazes de repassar para a comunidade da qual fazem parte os seus direitos garantidos por lei; as reuniões realizadas com prefeitos do interior  para tratar da importância das prefeituras dentro do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência; e a prorrogação por mais dois anos da Campanha “Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha: A Lei é Mais Forte”, um acordo de Cooperação Técnica firmado com a presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), juntamente com o Governo do Amazonas, através da Secretaria de Políticas para Mulheres (SEPM) e instituições parceiras do Poder Público e da Sociedade Civil.

“Nós temos muitas parcerias, pois não se faz trabalho de forma isolada. A nossa Comissão tem sido apontada como uma comissão muito produtiva na Assembleia Legislativa e temos certeza de que durante todos esses primeiros seis meses de 2014 esse trabalho foi muito ativo”, concluiu.

A Comissão dos Direitos da Mulher, da Família e do Idoso tem ainda como membros os deputados estaduais David Almeida (PSD), Fausto Souza (PSD) e Vera Lúcia Castelo Branco (PTB).

Artigo anteriorAprovação do Curso de Direito da UEA para Itacoatiara destacado por Maciel
Próximo artigoCadastramento Ambiental Rural terá mutirão de atendimento, em Boca do Acre

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui