
O presidente da Associação de Pais de Crianças Cardiopatas do Estado do Amazonas (APACC/AM), Dione Carvalho, fez um apelo aos deputados e ao governador José Melo (PROS), da Tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas, em Cessão de Tempo, requerida pelo deputado Augusto Ferraz, no sentido de restabelecer o convênio do governo com o Hospital Santa Júlia, destinado a custear cirurgias cardíacas nas crianças com doenças no coração.
Segundo o presidente da APACC, que é pai de uma criança tratada de cardiopatia, o convênio foi encerrado a cerca de um mês e nesse tempo quatro crianças já morreram e 22 estão na fila de espera por cirurgia. Com apoio do deputado Augusto Ferraz, Dione Carvalho vem lutando para que o governo reative o convênio e as crianças possam fazer as cirurgias. Para isso ele espera a ajuda dos demais deputados no sentido de convencer o governador a solucionar a questão do convênio o mais breve possível.
O presidente Dione Carvalho disse que entende a situação financeira do governo, mas lembra que se o governo do Estado não restabelecer o convênio das cirurgias cardíacas, as 22 crianças que esperam cirurgia vão morrer. O advogado da APACC, Rocha Freire, que já conseguiu para a associação vários tratamentos fora de domicílio (TFD) por meio de liminares da Justiça, reforçou o apelo para que o problema seja resolvido sem a necessidade de intervenção judicial.