Apex-Brasil lança Programa de Qualificação para Exportação, no Amazonas

Foto: Divulgação

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Centro Universitário do Norte (UniNorte), integrante da Rede Internacional de Universidades Laureate, lançam, na terça-feira, dia 15, o núcleo operacional do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), no Amazonas. A cerimônia de lançamento será na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), a partir das 9h.

O PEIEX prepara as empresas, especialmente as pequenas e médias, para o comércio internacional, por meio de diagnóstico e acompanhamento na implantação de melhorias e oficinas de capacitação em exportação. A adequação de processos com foco no aumento da competitividade das empresas é desenvolvida em áreas como estratégia organizacional, determinação do preço de exportação, finanças e custos, plano de negócios internacional, entre outros pontos.

Foto: Divulgação

O Núcleo do Amazonas, sediado na Unidade 6 da UniNorte, deverá atender, até janeiro de 2019, 146 empresas de produtos da biodiversidade, Tecnologia da Informação, biotecnologia, alimentos e bebidas, cosméticos e madeira e móveis.

A abertura do evento será realizada pelo CEO da UniNorte, Marcelo Medeiros, pelo reitor da instituição, Geraldo Harb, e pelo gerente de projetos da Apex-Brasil e coordenador da região Norte do PEIEX, Rafael Porto de Freitas. Também participará da cerimônia a coordenadora do PEIEX no estado, Olinda Marinho.

O PEIEX já é executado em 16 estados, com o apoio de parceiros. O programa atende a uma necessidade de qualificar as empresas brasileiras, em especial as pequenas e médias, para que possam melhor enfrentar a concorrência nos mercados externos. O programa inclui atendimento personalizado e prepara as empresas para que possam melhor aproveitar as ações de promoção comercial que a Apex-Brasil realiza regularmente. Entre 2009 e 2016 foram atendidas mais de 16 mil empresas em todo o país”.

Os técnicos que prestam atendimento às empresas são especialistas com formação superior e pós-graduados que assessoram nas fases de diagnóstico, implementação de melhorias e avaliação. A elaboração de cada diagnóstico leva de dois a três meses por empresa e estas continuam tendo acompanhamento durante a implantação das melhorias, que podem variar desde a indicação de busca por soluções gerenciais internas a ações externas relativas ao acesso a novos mercados e adequação de produto.

A Apex-Brasil executa o PEIEX por intermédio de convênio com instituições de ensino ou de pesquisa e operacionaliza 39 núcleos, que congregam os profissionais especializados, localizados em Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. No biênio 2017/2018, a meta de atendimento nacional é de 3.500 empresas.

SOBRE A APEX-BRASIL

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia 12.000 empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para cerca de 200 mercados.

A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto (IED) para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e dando apoio aos investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui