Aplicativo do Hemoan em celulares e tablets vai captar novos doadores de sangue

Hemoam lança aplicativo para captar doadores/Foto: Roberto Carlos
Hemoam lança aplicativo para captar doadores/Foto: Roberto Carlos
Hemoam lança aplicativo para captar doadores/Foto: Roberto Carlos

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), em parceria com uma equipe de desenvolvedores de software, lançou, ontem (07), um novo serviço para a população, através de um aplicativo para celulares e tablets, capaz de fazer captação de novos doadores e de promover agendamento com os doadores da base do hemocentro.

A apresentação ocorreu na sede do Hemoam, na avenida Constantino Nery, na Chapada, por um dos idealizadores do aplicativo e responsável pelo Projeto Hemoliga, Thiago Luccas, e pela diretoria do hemocentro. A nova ferramenta promete somar os setores de captação de sangue e solucionar o estoque crítico dos hemocentros do Brasil. O Amazonas será o terceiro Estado a lançar a implantação desse serviço e ter a concessão de uso do aplicativo. Hemonorte (Natal/RN) e Fundação Pró-Sangue (SP) foram os primeiros.


De acordo com Luccas, o aplicativo atinge um grande número de pessoas ao mesmo tempo, fator que colabora para aumentar o número de doadores no Amazonas. “Sentimos a necessidade como doadores de ter uma ferramenta que gerasse essa interação. Quem precisa de doação de sangue tem pressa. Se tivermos um banco de usuários de 10 mil pessoas no aplicativo, com um clique via web, todos esses usuários recebem a informação de quem está precisando de sangue”, afirmou.

O sistema Hemoliga foi criado em uma plataforma web, onde os hemocentros divulgam diariamente os níveis de seus estoques, por tipo sanguíneo. Nessa plataforma circulam informações de forma rápida, direcionada e inteligente. O aplicativo foi criado para smartphones e tablets, com versões disponíveis para os sistemas iOS e Android, ou mesmo para quem acessar o site, de forma direcionada e pontual.

O aplicativo Hemoliga tem por objetivo promover uma comunicação rápida, de urgência, para atender os hemocentros quando estiverem com seus estoques críticos. Ele visa atingir um número alto de usuários. Isso vai garantir uma comunicação imediata e precisa com a população, por meio do celular, através de texto (mensagens).

Para o diretor técnico do Hemoam, Rodrigo Leitão, o aplicativo aproxima as ações do hemocentro da população. “Com o aplicativo nós temos como passar a informação de maneira ágil. Vamos conseguir chegar mais rápido ao doador e ele está mais informado sobre as demandas de sangue do hemocentro”, disse.

Mais vantagens – Além dos indicativos do sistema, por conta das informações dos hemocentros parceiros, o aplicativo auxilia o doador a se manter informado sobre sua próxima doação e o estimula a participar de campanhas motivadas pelas redes sociais, entre outras utilidades.

Artigo anteriorCandidatos a governo do TO gastam mais do que arrecadam, diz TSE
Próximo artigoOAB comemora sanção do Simples Nacional com a inclusão de advogados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui