Após três dias, operação ‘Hefesto’ resultou em mais de 11 toneladas de materiais apreendidos

Foto: Pelegrine Neto/SSP-AM

Entre a quarta-feira (30/06) e a tarde de sexta-feira (02/07), a operação “Hefesto”, deflagrada pelo Governo do Amazonas e pela Prefeitura de Manaus, apreendeu mais de 11 toneladas de materiais suspeitos, entre fios de cobre e baterias. Durante os três dias, mais de 160 estabelecimentos foram fiscalizados com o apoio de policiais militares, policiais civis e agentes de diversos órgãos municipais e estaduais. Ao todo, 25 pessoas foram presas suspeitas de receptação de furto.

A operação foi deflagrada na quarta-feira (30/06), em todas as zonas da capital, sendo coordenada pelo secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Louismar Bonates. Entre os materiais apreendidos estão fios de cobre, baterias de telecomunicações e tampas de bueiro.

Nesta sexta-feira, terceiro dia de vistorias, o comandante do Comando de Policiamento de Área Oeste (CPA Oeste), coronel Benevides, ressaltou que as equipes fiscalizaram quatro estabelecimentos na zona oeste que estavam com irregularidades.

“Os quatro estavam sem a licença para funcionamento. Em uma das ocorrências, uma pessoa foi conduzida à delegacia para prestar esclarecimentos. Também estamos orientando todos os funcionários para não receberem objetos de sucatas duvidosas”, disse o coronel.

Uma parte do material apreendido durante a operação foi levado para a Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD). A outra parte foi levada para o depósito da prefeitura.

Hefesto – Nova operação integrada na área de Segurança Pública entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus, a Operação “Hefesto” pretende coibir casos de furtos de fios de cobre e de tampas de bueiros, especialmente de empresas de telefonia. O nome foi escolhido em referência ao deus que, na mitologia grega, representava o fogo, os metais e a metalurgia.

A expectativa é inibir os crimes dessa natureza. De janeiro até abril, foram registradas 451 ocorrências de furtos de fios de cobre, segundo dados da SSP-AM. Pelo menos, 43 infratores envolvidos com o delito já foram presos, conforme números preliminares da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD).

A operação “Hefesto” é uma ação integrada envolvendo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), Casa Militar da Prefeitura de Manaus, Polícia Militar, Polícia Civil, Implurb, Semef, Seminf e Ageman, além de operadoras de telefonia da capital.

Dados da Operação “Hefesto”
Atualizado às 17h, do dia 2 de julho

Ocorrências Registradas em Manaus
Zonas: norte, leste, sul, oeste, centro-sul, centro-oeste

Produtividade
Estabelecimentos fiscalizados: 165
Estabelecimentos Interditados: 73
Estabelecimentos autuados: 51
Material apreendido: 11,3 toneladas
Veículos abordados: 76
Pessoas flagranteadas: 25

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui