Assaltos a ônibus sofre redução de 13,1%, em Manaus

O secretário executivo-adjunto de Planejamento e Gestão Integrada, coronel Dan Câmara, destacou as ações que levaram à redução de assaltos a ônibus na capital.

Dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) apontam redução de 13,1% nos casos de assalto a ônibus em setembro, comparado ao mesmo período de 2016. Foram 219 assaltos a ônibus do dia 1 de setembro de 2017 neste ano e 252 em setembro de 2016.


Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (21) pelo secretário de Segurança Pública do Amazonas, Carlos Alberto de Andrade, e representantes dos órgãos de Segurança, durante reunião com representantes de empresas do transporte coletivo no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

O secretário executivo-adjunto de Planejamento e Gestão Integrada, coronel Dan Câmara, destacou as ações que levaram à redução de assaltos a ônibus na capital.

O secretário destacou as ações que vêm sendo realizadas pelos órgãos se Segurança e anunciou que será criado um banco de dados dos principais envolvidos com assaltos em Manaus. “Permitindo a identificação de assaltantes contumazes nós poderemos contribuir ainda mais com a Justiça, dando mais embasamento para prisões e permanência desses criminosos nas unidades prisionais”, explicou.

Operações – Desde o início do mês, as Forças de Segurança intensificaram a presença nas ruas, com Operações na capital e interior. A atuação do Sistema de Segurança (Polícias Civil, Militar, Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas e Corpo de Bombeiros) em ações integradas resultou na redução a criminalidade.

O secretário Carlos Alberto de Andrade ressaltou que o problema é complexo, mas as ações integradas da SSP-AM, da Polícia Militar e da Polícia Civil já deram resultados. “As Operações somam esforços da Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Segurança e todos os demais órgãos do Sistema, em um objetivo principal, que é reduzir os crimes violentos na capital. Os dados mostram que essa unificação de esforços deu certo e precisa ser contínua na cidade”, disse.

Além de assaltos a ônibus, as operações inibiram outros crimes, segundo o secretário de Segurança. No período de 1° a 20 de setembro deste ano não houve registro de latrocínio, no mesmo período em 2016 foram seis casos.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel David Brandão, falou sobre a Operação Catraca, que teve efeitos positivos na redução da criminalidade. “Durante a Operação, que contou com apoio de policiais da Polícia Civil e Secretaria de Segurança, nós fazemos abordagens a ônibus, mas também a carros de passeios, a pessoas, e isso fez com que outros crimes também fossem inibidos, pois a presença das polícias nas ruas tem o poder de afastar os criminosos”, afirmou.

De acordo com o secretário executivo-adjunto de Planejamento e Gestão Integrada, coronel Dan Câmara, as ações do Rota Segura as ações do projeto Anjo da Guarda, que envolvem monitoramento por meio de câmera e pronta-resposta dos órgãos, se mostram eficientes para inibir esse tipo de crime, e chama as empresas para cada vez mais aderirem ao projeto.

Artigo anteriorJoicilene Portela será a nova desembargadora do TRT da 11ª Região do Amazonas
Próximo artigoA ameaça de “golpe militar” pode ter uma serventia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui