
Quatro pessoas morreram e várias ficaram feridas em uma avalanche neste domingo (9) na geleira de Armancette, nos Alpes na França, anunciou no Twitter o ministro francês do Interior, Gérald Darmanin.
O balanço da avalanche ainda é provisório e as “equipes de emergência continuam trabalhando”, afirmou o ministro, que expressou solidariedade às vítimas e suas famílias.
Une avalanche s’est produite en milieu de journée au glacier d’Armancette, dans les Alpes. Le bilan provisoire fait état de 4 personnes décédées et plusieurs blessés. Les secours sont toujours à l’œuvre. Merci pour leur action. Pensées pour les victimes et leurs proches.
— Gérald DARMANIN (@GDarmanin) April 9, 2023
A geleira é “relativamente procurada nesta época” por praticantes experientes, que sobem a pé até o cume, a 3.600 metros, antes de descê-la de esqui de passeio até 1.100 metros, no vilarejo de Contamines, explicou o secretário de Segurança de Contamines-Montjoie, François Barbier, à AFP.
“No verão, é uma área de caminhadas nas altas montanhas”, disse. “Os refúgios que dão acesso à geleira estavam cheios. As condições para o passeio estavam boas”, acrescentou, lamentando “a avalanche mais mortal da temporada”.
Nenhum alerta de avalanche havia sido dado pela Météo-France, o serviço meteorológico francês, mas o calor e o vento podem ter causado o deslizamento de neve “de 1.600 metros e uma largura de 500 metros”, afirmou Barbier.
g1