Azul poderá atender demanda de voos em Roraima

Após o anúncio da redução e cancelamento dos voos diretos para Manaus (AM) da TAM e GOL Linhas Aéreas, o Governo de Roraima determinou que o diretor de Turismo, Ricardo Peixoto, e o secretário de Fazenda, Shiská Palamitshchece, fossem ao Estado de São Paulo para dialogar diretamente com os presidentes das companhias, incluindo a Azul, que também atua no Estado, a qual se disponibilizou para possivelmente cobrir a demanda caso a suspensão das malhas aéreas se concretize.


De acordo com Palamitshchece, a reunião também contou com a presença de outros órgãos estaduais da Região Norte. “As secretarias de Turismo, de Planejamento e de Administração do Amazonas também estavam conosco.

Buscamos a negociação em bloco, pois o cancelamento de voos também está acontecendo em outras regiões, como no Amazonas, Acre, Rondônia e Amapá”.

Segundo ele, na manhã de ontem aconteceu a primeira reunião com a companhia Azul Linhas Aéreas Brasileiras.

“Fomos recebidos pelo presidente da empresa, Antonoaldo Neves, que expressou para nós que está satisfeito com o mercado de Boa Vista e que, no momento, não pensam em cancelar nenhum voo”, afirmou.

Conforme o secretário, é uma empresa que se manteve no mercado disponibilizando passagens mais baratas, sendo econômica para a sociedade. “Além dos benefícios econômicos, o presidente da Azul disse que, caso a GOL e a TAM cancelem ou reduzam os voos em Roraima, a empresa poderá realizar um estudo pensando em suprir essa ausência para atender à demanda da população”.

Palamitshchece também destacou uma possível diminuição de custos. “Durante a reunião, foi mencionada a possibilidade de negociação com Roraima em relação ao combustível das aeronaves, o querosene, para aviação. É uma medida que já foi adotada por outros estados, como o do Amazonas, para diminuição de valores”, comentou referindo-se à redução da alíquota do ICMS, o que possibilitaria a queda no valor do combustível.

MAIS VOOS – Outro tópico manifestado pela Azul foi a de abrir posteriormente uma linha aérea internacional. “Eles cogitaram um voo de Roraima para os Estados Unidos da América, trecho Boa Vista/Miami, que dura cerca de 3h30. A empresa utiliza aviões pequenos, o que possibilita a viagem”, comentou o secretário. “Até mesmo questões de transporte de cargas podem ser discutidos no futuro”.

As próximas reuniões acontecerão ainda esta semana. O encontro com a presidência da TAM será hoje, 15. Na sexta-feira, 18, será com a Gol. “Durante a semana nos reuniremos com as outras duas companhias para dar um posicionamento à população. O Governo de Roraima pediu que resolvêssemos essa questão diretamente com as empresas. Esperamos um resultado positivo”, frisou o secretário da Fazenda.

(Folha BV)

Artigo anteriorVenezuela prorroga estado de emergência por mais 60 dias
Próximo artigoEletrobras lidera número de reclamações no Acre

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui