

Recife-PE – A seleção brasileira feminina de luta olímpica venceu a primeira batalha, que foi a balança, na tarde de sexta-feira, no Círculo Militar de Recife-PE.
A delegação canarinho, composta por 30 atletas de nove diferentes estados brasileiros, sendo 10 no feminino (três amazonenses) e 20 masculino (5 amazonenses) disputam até este domingo (4) o Campeonato Pan-Americano Cadete de Luta Olímpica e a seletiva para os Jogos Olímpicos da Juventude, em agosto na China. Os amazonenses, além dos técnicos Helton Henrique e do cubano Dagoberto Erbolaez viajaram com passagens aéreas cedidas pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL).
Para os amazonenses, a competição começa para valer neste sábado, 3 de maio, com a Luta Feminina nas duas competições simultâneas. No domingo será a vez dos atletas amazonenses brigarem pelo ouro contra outros 15 países do Continente Americano. O estilo grego-romano abriu a competição nesta sexta-feira, sem a participação de atletas amazonenses.

Dentre as favoritas para subir ao pódio, as atletas do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA), Thalia Lopes e Andria Pimentel fazem a sua segunda participação no Pan-Americano com a seleção brasileira nas categorias 52 kg e 60 kg respectivamente.
“Vou dar tudo de mim neste evento. Ano passado não deu para conquistar medalhas, mas desta vez vai ser diferente porque treinei intensamente”, declarou a parintinense Thalia Lopes, que no ano passado, junto com Andria Pimentel e David Washington fizeram um estágio internacional na Europa com o objetivo de aprimorar os conhecimentos e com fogo nos Jogos Olímpicos da Juventude em Pequim (China).

SUPERAÇÃO
A estreante amazonense no Pan-Americano Cadete, Diane Martins, ralou para perder 9 kg em três semanas. Com a meta alcançada, os próximos desafios serão as seleções dos Estados Unidos, Canadá e Venezuela. “A primeira batalha eu já venci. Hoje (3) vou partir para cima
Thalia e Andria participam do Pan-Americano e também da Seletiva Mundial da Juventude e cada uma fará, em média, de 8 a 10 combates contra países como Estados Unidos, Canadá, Honduras, Porto Rico, México, Panamá e Colômbia.
CRONOGRAMA DE LUTAS (horário de Manaus)
3/5- Luta Feminina (Eliminatórias às 9h e finais às 16h);
4/5- Estilo Livre masculino (Eliminatórias às 9h e finais às 16h)