Balé Folclórico encena ‘Folguedos’ no Teatro Amazonas no fim de semana

Balé Folclórico no Teatro Amazonas/Foto: Divulgação

Exaltando a tradição e a cultura regional, nas comemorações típicas de junho, o Teatro Amazonas recebe o Balé Folclórico do Amazonas, em três apresentações neste mês.


No sábado (17), às 20h00, e no domingo (18), às 19h00, o Balé apresenta o espetáculo “Folguedos”, que leva ao palco as danças folclóricas tradicionais do período junino na região amazônica. E no sábado (29), a partir das 20h00, é a vez de “Bem do Interior” que retrata, com muita cor e movimento, uma festa típica do interior do Amazonas.

“Folguedos”, uma das primeiras montagens do Balé Folclórico, é uma homenagem ao Festival Folclórico do Amazonas e evoca momentos desse evento das décadas de 1950 e 1960, quando o festival ocorria no Campo General Osório, onde hoje está localizado o Colégio Militar de Manaus, no Centro.

Balé Folclórico no Teatro Amazonas/Foto: Divulgação

A apresentação conta com a participação do Balé Infantil do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro – Unidade do Centro de Convivência da Família Pe. Pedro Vignola (Cidade Nova). Nesta parte do espetáculo, 15 crianças, na faixa etária entre 7 e 10 anos de idade, apresentam a Dança do Tipiti, e 12 adolescentes do curso de Dança apresentam a Dança Ciranda, todos sob a coordenação da professora Ana Mendes.

Em “Folguedos”, o folclore regional é transportado para a dança contemporânea. Para retratar as danças tradicionais, que contam um pouco das histórias, dos mitos, das raízes do Amazonas, o espetáculo explora técnicas dos balés clássico e contemporâneo, a fim de exaltar a cultura local.

“‘Folguedos’ trará grandes danças folclóricas tradicionais como a Quadrilha, Ciranda, Jacundá e muitas outras. É um grande arraial que tomará conta do palco do Teatro Amazonas”, afirma Conceição Souza, que assina a direção artística do espetáculo. A coreografia é de Marcos Vinicius e Weldson Rodrigues, com execução dos 26 bailarinos que compõem o Balé Folclórico do Amazonas.

Cenas de um casamento amazônico – E dia 29, sábado, a companhia apresenta “Bem do Interior”, baseado na “Dança do Sol” do advogado, escritor e professor amazonense, Mario Ypiranga Monteiro. O espetáculo retrata um casamento típico do interior, com toda a tradição das festividades comemorativas, com cenários e figurinos amazônicos.

Estreado em 2003, “Bem do Interior” também retrata danças do folclore popular, como o Boi-bumbá, Dança do Paneiro, o Tipiti, dentre outras. Apresentada mais de cem vezes, a encenação já passou por várias reformulações para chegar ao formato que possui hoje.

O espetáculo hoje é querido do público, que pede pela apresentação, de acordo com Magda Carvalho, assistente da companhia. “Com o projeto ‘Música na Estrada’, levamos a montagem para Porto Velho, onde teve uma grande receptividade”, declara ela.

Dança, tradição e folclore – Criado em 2001, o Balé Folclórico do Amazonas caracteriza-se por danças tipicamente amazonenses. Sob a direção de Conceição Souza, a companhia integra os Corpos Artísticos do Amazonas e tem como proposta o resgate e a transformação das danças folclóricas em grandiosos espetáculos, para que se tornem conhecidas em todo o Brasil e no exterior.

O Balé reúne 26 bailarinos, que transmitem, por meio da dança, as culturas tradicionais da região amazônica, resgatando a história de toda base folclórica da região. Ao longo de sua existência, o conjunto já apresentou diversos espetáculos que marcaram sua trajetória, como “Beiradão” (2016), “Herança Africana” (2015), “Cenas Amazônicas” (2016), dentre outras.

Artigo anteriorMulher é presa e adolescente apreendida por porte ilegal de arma
Próximo artigoComissão de Ética da CMM escolhe relator do processo Joana D´Arc

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui