Barreirinha vai capacitar professores para Prova Brasil

Barreirinha vai capacitar professores para Prova Brasil/Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) do município de Barreirinha (distante 331 quilômetros de Manaus) vai iniciar uma série de capacitações com professores da rede municipal de ensino para preparar as escolas para a Prova Brasil, que ocorre em 2019. A qualificação terá duração de três meses e faz parte do programa “Renovando o Futuro”, lançado em junho deste ano, no município.


De acordo com o prefeito de Barreirinha, Glenio Seixas, o principal objetivo deste programa de capacitações é elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no município. No último IDEB, aplicado em 2015, o resultado obtido pelas escolas do local foi de 3.9, e a meta projetada pelo Ministério da Educação (MEC) é que as escolas atinjam o mínimo de 4.2.

O último IDEB, aplicado em 2015, o resultado obtido pelas escolas do local foi de 3.9/Foto: Divulgação

Glenio Seixas (MDB) ressalta que o resultado alertou para a necessidade de se propor intervenções pedagógicas, de acordo com os contextos e a realidade do local. “Desta forma, contratamos uma consultoria técnica que está elaborando cadernos de Língua Portuguesa e Matemática para trabalhar o primeiro momento da formação com os professores do 4º, 5º, 8º e 9º anos”, destacou.

A Prova Brasil também avalia professores e diretores das turmas e escolas avaliadas, que respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho. “Vamos começar a capacitação pelos mestres e, em seguida, serão elaboradas apostilas para os alunos com atividades específicas a serem trabalhadas em sala de aula”, aponta Glenio.

Diagnóstico

O prefeito lembrou que o primeiro passo do projeto “Renovando o Futuro” foi o levantamento de um diagnóstico, realizado em maio e em junho deste ano, sobre a realidade educacional da cidade, que conta, atualmente, com 96 escolas e 9 mil alunos.

Esse estudo preliminar avaliou dados do quadro docente; quadros administrativo e técnico; instrumento didático pedagógico; formação continuada aos docentes; necessidade de intervenção pedagógica; avaliação do desempenho escolar; avaliação da matrícula escolar; rendimento escolar além do estudo da avaliação da estrutura física gestão financeira.

“Agora, entramos na segunda fase do programa, que é a elaboração do material físico para iniciar o processo de ensino-aprendizagem dentro do ambiente escolar”, destaca.

Prova Brasil

A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Nos testes aplicados no quinto e nono anos do ensino fundamental, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

Artigo anteriorDurante operação quatro foragidos da Justiça são preso
Próximo artigoO novo brincar: Um desafio para a saúde física, social e mental

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui