Biblioteca Braille do Estado celebra 18 anos e lança coletânea de livros

Biblioteca Braille do Estado do Amazonas (BBAM)/Foto: Divulgação/ SEC

Em comemoração ao aniversário de 18 anos, a Biblioteca Braille do Estado do Amazonas (BBAM) irá realizar, na próxima quarta-feira (8/11), o lançamento da ‘Coleção Regionais – A Cultura Brasileira em suas expressões’, que reúne livros em formatos acessíveis às pessoas com deficiência visual e tratam de temas como literatura, folclore, culinária, música e turismo. O lançamento da coleção acontece a partir das 8h, no Palacete Provincial, na praça Heliodoro Balbi, Centro de Manaus, com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).
O evento contará com a participação de Ana Paula Santos, responsável pela rede de leitura inclusiva, um projeto da Fundação Dorina Nowill destinado a deficientes visuais. Ana Paula fará uma palestra sobre a iniciativa e realizará o lançamento da coletânea, composta por 21 títulos sobre cada região do país.


Gilson Mauro Pereira, gerente da BBAM, o objetivo do evento, além de reunir temas como folclore, música, culinária, literatura e turismo em livros acessíveis, é também divulgar os serviços gratuitos oferecidos pela Biblioteca Braille.

“Esse evento serve pra gente massificar a ideia do que é um livro acessível para que as pessoas possam utilizar esse material até mesmo na escola. Nós temos um acervo de quase cinco mil filmes falados, e um acervo aberto para o público em geral utilizar de graça”, conta.

Biblioteca Braille do Estado do Amazonas (BBAM)/Foto: Divulgação/ SEC

Parcerias – Há dez anos, a Biblioteca Braille do Estado do Amazonas faz parte da rede de leitura inclusiva, projeto da Fundação Dorina Nowill para deficientes visuais. O grupo fornece livros acessíveis e engaja os profissionais que atuam como intermediários da leitura para que este público também seja beneficiado em suas atividades.

A Biblioteca Braille do Amazonas atua em conjunto com Complexo Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, Escola Estadual Professora Hilda de Azevedo Tribuzy, Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual do Amazonas – CAPS, Senai – AM, Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Universidade do Estado do Amazonas – UEA, Escola Estadual Joana Rodrigues Vieira e com entidades do município de Parintins.

Confira a programação:

8h- Visita a exposição ’50 anos da Pinacoteca’.
9h- Camerata de Violões
9h20- Palestra com Ana Paula Santos
11h- Bate-papo com Ana Paula Santos

 

Artigo anteriorCerca de 2,5 mil policiais militares iniciam curso de formação e aperfeiçoamento
Próximo artigoAmazonenses são selecionados para acampamento da CBHb

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui