“Bolsa das Manas” dá visibilidade a moradoras de rua de Manaus

Toda mulher tem uma bolsa esquecida no fundo do armário, que não usa mais, mas que por vários motivos, não quer jogar fora. Que tal pegar essa bolsa e juntar alguns itens de sobrevivência, como: sabonete, absorvente, desodorante, etc, para serem doados a mulheres em situação de rua de nossa cidade?


Qualquer tentativa de transformar o mundo num lugar melhor é válida, desde que se comece de algum lugar. Disseminando empatia, sororidade e empoderamento feminino, o Bolsa das Manas é uma iniciativa do La Barganha, mercado de pulgas itinerante, em parceria com a agência Dessana Comunicação Sustentável, com a proposta de aumentar e fortalecer a rede de solidariedade entre as mulheres, principalmente.

Inspiradas em uma notícia veiculada na rede social Facebook, há cercas de oito meses, as idealizadoras do projeto, Ayla Vianna, estudante de Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e Lais Fernandes, estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), estão organizando uma ação para entregar as bolsas a essas mulheres.

O nome escolhido, “Bolsa das Manas”, remete a uma gíria manauara amplamente difundida e, portanto, de fácil identificação e assimilação. “Eu era pouco atenta pra situação frágil na qual nós mulheres estamos inseridas, seja aqui ou em qualquer lugar do mundo, e ler a notícia das doações de bolsas foi o ponto de partida para eu começar a fazer o que estava ao meu alcance, por menor que fosse a iniciativa”, declara a outra idealizadora, Ayla Vianna.

O projeto já foi apresentado nas redes sociais do La Barganha e da agência Dessana e foi bem recebido por amigos e conhecidos. “A receptividade foi imensa! Muita gente ainda não tinha ouvido falar dessa ideia de pegar uma bolsa esquecida para doar a mulheres que não tem absolutamente nada e muitas pessoas já nos procuraram para doar os kits”, conta Ayla.

Além das bolsas com os itens básicos, outra forma de ajudar é doando também roupas ou outros itens que possam ser úteis. Para fazer a doação, basta entrar em contato com Ayla Vianna, por meio do telefone (92) 982513510. As doações para o projeto também estão sendo recebidas no BemDito Bar, um ponto de valorização da cultura local, que fica na Rua XI, 171, no Conjunto Hiléia II, bairro Redenção, zona Oeste.

La Barganha
O La Barganha é um mercado de pulgas itinerante que resgata uma antiga tradição de venda e troca de produtos usados e até mesmo de fabricação artesanal, com a proposta de movimentar e fortalecer a economia sustentável e solidária, uma preocupação cada vez mais presente na nossa atualidade.

LaBarganha

“Há dois meses, junto com a Ayla, iniciei os trabalhos no La Barganha – Mercado de Pulgas e conseguimos finalmente vincular o Bolsa das Manas à ele e ao intuito de criar uma corrente de bem”, explica a outra idealizadora, Lais.

Dessana Comunicação Sustentável
Idealizada por Andréia Santos, Ayla Vianna e Thaísa Lima, estudantes de Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas, a Dessana é uma agência de comunicação que tem como objetivo a valorização das Micro e Pequenas Empresas e empreendedores individuais regionais, com foco na sustentabilidade e o consumo consciente, prezando pela relação ‘prossumidora’: a aproximação de produtores e consumidores.

Artigo anteriorWilker afirma que falta bom senso aos empresários dos transportes coletivos
Próximo artigoWaldemir quer que prefeito abra a “caixa preta” do transporte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui