Bolsonaro atinge em cheio o Polo de Bikes e tira mais empregos na indústria de Manaus

Como se estivesse desdenhando, Bolsonaro tenta desmontar o Polo de Bikes no Amazonas - foto: 247

Na sua página do twitter Jair Bolsonaro anunciou, na noite desta quarta-feira (17), que o governo vai reduzir de 35% para 20% a alíquota do imposto de importação de bicicletas no Brasil até o final do ano.

Se não for mais uma das bravatas do presidente, esse é um duro golpe no Polo de Bikes e nos milhares de empregos da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Para o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) esse é mais um golpe de Bolsonaro, com o objetivo de desmontar as empresas brasileiras que estão instaladas no Polo Industrial da capital amazonense.

‘Novo golpe contra a ZFM’, diz o deputado Serafim Corrêa sobre redução de imposto de importação de bicicletas – foto: divulgação

Na postagem, em que aparece andando de bicicleta, o presidente escreveu que a medida foi uma decisão da Câmara de Comércio Exterior (Camex), do Ministério da Economia. O Decreto foi publicado na edição desta quinta-feira (18) do Diário Oficial da União (DOU).

“(…) todos nós sabemos que a razão pela qual as empresas vêm para a ZFM é exatamente as alíquotas altas de imposto de importação e de IPI. Sabemos que em Manaus nós temos fábricas de bicicletas que empregam entre diretos e indiretos cerca de 5 mil trabalhadores. Quando diminui as alíquotas favorece a China, porque eles produzem bicicletas a um preço muito baixo. O Imposto de Importação diminuindo a China vai poder competir no mercado nacional e desmontar as empresas brasileiras que estão na ZFM”, disse Serafim durante discurso na sessão plenária desta quinta, na Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM).

Empregos na China

“É lamentável que o presidente da República mais uma vez tome uma atitude impensada e contra a Zona Franca, ameaçando os nossos empregos e acenando com a possibilidade de gerar empregos na China”, avaliou Serafim.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui