O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), coronel QOBM Mauro Marcelo Lima Freire, junto da equipe de bombeiros do Amazonas participam, nesta semana, do 17º Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom), na cidade de João Pessoa, no Estado da Paraíba.
Esse é o maior evento da América Latina destinado aos combatentes do fogo, e tem como objetivo trocar informações e repassar o que há de mais moderno no trabalho das corporações de todo o Brasil. Dentre as atividades, em uma delas o CBMAM apresentará aos participantes dois bombeiros da corporação que atuam com cães de resgate, que participam de competições de adestramento, buscas e, ainda, novas técnicas de treinamento.
Para o coronel Mauro, a participação dos bombeiros no Senabom é uma forma de buscar a excelência no atendimento à comunidade. “Antigamente, somente iam os comandantes e oficiais de alto escalão nesses eventos. No Amazonas revertemos esse quadro por entender que essas são oportunidades e formas de intercâmbio para nosso pessoal, onde os bombeiros amazonenses podem aprender como funciona o atendimento em outros Estados e mostrar como nós trabalhamos na Região Norte”, disse o comandante.
Durante o Senabom, os bombeiros militares também assistiram aos trabalhos científicos, fortalecendo a relação entre as instituições e o intercâmbio por meio da produção de conhecimento técnico a serem aplicados em todo o país.
Mais de 40 trabalhos científicos foram apresentados nos dois primeiros dias de evento, dentre os assuntos abordados estão; atendimento pré-hospitalar, atividade física, saúde e qualidade de vida do profissional em segurança pública, busca e resgate, comportamento de estruturas em situações de incêndio, defesa civil, educação corporativa, gestão de segurança contra incêndios e tecnologia de combate a incêndios.
Cães de resgate
Dois bombeiros militares do CBMAM foram destacados para participarem das provas e ciclos de cursos e palestras voltados para esse o resgate com auxílio de cães. Segundo o soldado QPBM Danilo Barros, a ideia é trazer a certificação nacional para os cães dos Bombeiros do Amazonas.
“Começamos a trabalhar com animais em buscas em 2014. Hoje, contamos com cinco cães, sendo dois em plena atividade, dois em treinamento e um filhote. O nosso objetivo é observar como é a certificação nacional de cães de resgate para que possamos obtê-la no próximo Senabom, em 2018. Aqui em Joao Pessoa, pudemos trocar experiências, reciclar o que foi aprendido em nossa formação e poder compartilhar conhecimento com os demais colegas no Amazonas”, comentou o bombeiro militar.