“Café com Prosa” reúne associações de catadores dos recicláveis, na ALEAM

Coleta de material reciclável feita nos aterros sanitários.

A coordenação amazonense do Movimento Nacional de Catadores de Material Reciclável realizou na manhã desta sexta-feira (17), no mini plenário Cônego Azevedo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a segunda edição do evento “Café com Prosa”.


Esse evento reúne, anualmente, associações de catadores e representantes de órgãos públicos que incentivam a coleta seletiva, a fim de fazer um panorama da atividade no Amazonas e discutir os avanços e desafios ainda enfrentados pela categoria.

Coleta de material reciclável feita nos aterros sanitários.

Neste ano a Assembleia Legislativa tornou-se parceira dos catadores de Manaus ao implantar a campanha “Recicla Aleam”, sob indicação do presidente David Almeida (PSD). Nessa campanha, todos os servidores estão sendo chamados a participar da seleção de papeis inservíveis para que as associações de catadores façam a coleta semanal.

A coordenadora do Movimento de Catadores no Amazonas, Irineide Lima, explicou que a realização do evento foi a maneira encontrada pelos grupos de catadores para estreitar o diálogo com as secretarias e órgãos públicos apoiadores. “Essa foi a maneira que encontramos para que eles venham a somar com os catadores, falando sobre suas contribuições para a coleta seletiva e para com o grupo de catadores.

Movimento Nacional de Catadores de Material Reciclável, na realização do evento, na Aleam.

Assim, expomos nossa dificuldade, por exemplo, em manter um diálogo com os gestores públicos e alguns avanços conquistados, como o reconhecimento dos catadores como trabalhadores de coleta seletiva”, exemplificou.

A Diretoria de Modernização e Planejamento da Assembleia, responsável pela implantação do programa “Recicla Aleam”, destaca que a coleta seletiva é uma questão de responsabilidade social. “Além de ajudar famílias de catadores de Manaus e outros municípios, estamos modernizando a Assembleia e cumprindo a legislação estadual”, apontou a diretora de Modernização, Socorro Siqueira, referindo-se à Lei nº 249/2015, de autoria do deputado estadual Luiz Castro, que obriga os órgãos da administração estadual a destinar o material reciclável às associações e cooperativas de catadores que atuam na coleta seletiva em Manaus.

A coleta também é feita nas ruas da cidade.

Suellen Cardoso, representante da Associação Nova Recicla que foi a primeira beneficiada pela campanha “Recicla Aleam”, destacou os números positivos das primeiras coletas. “A Assembleia foi pioneira na colaboração com os catadores e já coletamos mais de 350 kg de material que já vai gerar renda para os catadores”.

“Agora estamos buscando parcerias com outros órgãos, como o Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) que gera muito papel e pode nos ajudar na coleta, por exemplo”, afirmou.

Espelhando-se no exemplo da Assembleia Legislativa, a secretária estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Keith Bentes, pretende levar a iniciativa para a secretaria. “Existem muitas mulheres catadoras e o nosso objetivo é seguir o exemplo da Assembleia e implantar essa coleta também nas nossas secretarias porque é importante que cada secretaria tenha essa iniciativa de coletar aquilo que a princípio é descartável, mas pode contribuir para a qualidade de vida das pessoas”, disse.

Artigo anteriorCMM realiza Tribuna Popular para discutir situação dos mototaxistas, em Manaus
Próximo artigoEmpresa pede suspensão da licitação para locação de 980 viaturas da SSP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui