Câmara Federal e Assembleia Legislativa/Am discutem soluções para o sistema logístico

Deputada Conceição Sampaio coma deputada Rebecca Garcia/Foto: Divulgção
Deputada Conceição Sampaio coma  deputada Rebecca Garcia/Foto: Divulgção
Deputada Conceição Sampaio coma deputada Rebecca Garcia/Foto: Divulgação

A deputada estadual Conceição Sampaio (PP), participou, na última quinta-feira (05), da Mesa Redonda “Soluções para a Melhoria do Sistema Logístico Brasileiro”, evento proposto pela deputada Federal Rebecca Garcia (PP/AM), e realizado em parceria pela Câmara dos Deputados com o Poder Legislativo amazonense, com a participação nos debates de pesquisadores e estudantes de universidades, e lideranças de trabalhadores e empresários do setor industrial do Estado.

Para Conceição Sampaio o tema é de urgência para o Estado e agradeceu em nome do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Josué Neto (PSD), à Câmara Federal e à deputada Rebecca Garcia, pela realização dessa discussão de fundamental importância para o Estado e para o país. “Ontem tivemos a felicidade de confirmar a prorrogação da Zona Franca de Manaus, garantida por mais 50 anos. Agora é preciso também que se façam investimentos necessários em infraestrutura, pois a nossa logística é complexa, devido a condição geográfica do Estado”, avaliou a parlamentar.


“Precisamos vencer esses gargalos. É preciso estruturar a logística amazonense e brasileira para acelerar cada vez mais a economia. O Brasil precisa triplicar seus investimentos para solucionar os transportes rodoviário, hidroviário e aéreo”, apontou Conceição Sampaio, ao ressaltar o importante papel dos técnicos do setor na análise e apresentação de soluções.

Para Conceição Sampaio o Amazonas precisa melhorar a saída dos produtos fabricados no Polo Industrial de Manaus (PIM), para que com isso possa baratear custos e aquecer a economia. “Investir em infraestrutura é trazer, certamente, qualidade de vida para o nosso povo. já temos uma produção de excelência reconhecida, agora temos de vencer esse desafio”, destacou.

Potencial Logístico

A deputada federal Rebecca Garcia salientou que o potencial logístico sempre foi pouco privilegiado, mesmo se tratando de uma região que enfoca o Polo Industrial brasileiro. “A indústria ganha incentivos, mas sofre com o escoamento da produção, pois pouco foi feito pela infraestrutura logística. Seria interessante que o mercado brasileiro competisse com países como o México e o Caribe, através do investimento na logística amazonense. Por isso vamos ouvir especialistas sobre os estudos feitos para viabilizar o escoamento da produção”, afirmou.

O doutor em Logística e coordenador nacional do Plano Brasil de Infraestrutura Logística (PBLog), Jorge Campos, citou estudo realizado sobre a logística brasileira. “Entre as propostas do PBLog estão a conexão Oceano Atlântico-Oceano Pacífico e a efetiva utilização da BR 080 (Manaus-Brasília), que vai ligar Manaus ao restante do país, pois uma cidade que não cria uma infraestrutura para mobilidade de pessoas e produtos não se desenvolve”, afirmou.

A audiência reuniu ainda alunos da Universidade Federal Amazonas (Ufam) e Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa); e representantes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), da Força Sindical do Amazonas e do Conselho Regional de Administração (CRA-AM). Também participaram da mesa: Antônio Jorge Cunha Campos, professor Doutor em Logística da UFAM; Inácio Guedes, diretor de Formação Profissional do CRA/AM; Carlos Cavalcante de Lacerda, Secretário de Relações Institucionais da Força Sindical; Augusto César Barreto Rocha, coordenador do Comitê de Logística do Centro da Indústria do Estado do Amazonas – CIEAM.

Artigo anteriorCorretores de imóveis iniciam curso de qualificação profissional, no CRECI/Am
Próximo artigoSeminário divulga normas para os serviços de alimentação em Boa Vista

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui