Campanha de prevenção às Hepatites B e C iniciada no Amazonas

Campanha de vacinação contra hepatite vai até dia 30/Foto: Divulgação
Campanha de vacinação contra hepatite vai até dia 30/Foto: Divulgação
Campanha de vacinação contra hepatite vai até dia 30/Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam), iniciou na última sexta-feira (18), até 30 de julho, a Campanha Estadual de Prevenção às Hepatites Virais, que abrangerá a capital e outros 25 municípios do interior.

A ação tá sendo gerenciada pela Coordenação Estadual de DST-AIDS e Hepatites Virais, vinculada à Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). O principal objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção, tratamento e diagnóstico precoce da doença, e a expectativa é que sejam realizados 41 mil testes rápidos das hepatites B e C, além da distribuição de 300 mil folders educativos.


Segundo a diretora da FMT-HVD, Graça Alecrim, a campanha é alusiva ao Dia Mundial das Hepatites, comemorado em 28 de julho, e a abertura oficial acontece nesta sexta-feira, em Manacapuru (distante 84 quilômetros da capital). “Na oportunidade, serão ofertados testes para a detecção das hepatites B e C, além de Sífilis e de HIV. Eles serão realizados através do Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante, nossa unidade móvel que estará estacionado na Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré, entre 8h e 17h. Também serão ofertadas vacinas para a imunização da hepatite B”, informou a diretora.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta dados preocupantes sobre a hepatite, doença que acomete 424 milhões de pessoas no mundo ao ano e mata 1,4 milhão no mesmo período, em decorrência de complicações como insuficiência hepática, cirrose e câncer de fígado.

De acordo com a coordenadora estadual de DST-AIDS e Hepatites Virais, Silvana Lima, as atividades da campanha serão desenvolvidas com o apoio das secretarias municipais de saúde da capital e do interior, Secretaria de Estado de Juventude Esporte e Lazer, Programa Galera Nota 10, Fundação Alfredo da Matta (Fuam) e Serviço Social da Indústria (Sesi), além das Organizações da Sociedade Civil Fórum de OSC-AIDS, Fórum LGBT do Amazonas, Associação Garotos da Noite, Associação Arara dos municípios de Borba e Manicoré, Rede Amizade e Solidariedade às Pessoas Vivendo com HIV/AIDS.

A oferta de exames será dividida da seguinte forma: 20,5 mil testes rápidos para hepatite B e igual quantidade para hepatite C. Além disso, serão distribuídos 932,4 mil preservativos masculinos, 910 adesivos informativos, 10 mil cartazes, 350 bandeirolas e 300 mil folders.

Os insumos de prevenção, como preservativo e folders informativos estarão disponíveis para população tanto nos serviços de saúde como nas ações de prevenção e blitze a serem realizadas em pontos estratégicos. Os testes rápidos para detecção das Hepatites B e C e a vacina para Imunização da Hepatite B serão disponibilizadas pelos serviços de Saúde e nas instituições parceiras, considerando o cronograma da campanha.

Os municípios que irão participar da campanha são: Manacapuru, Manicoré, Benjamin Constant, Fonte Boa, Jutaí, Tabatinga, Urucará, Coari, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira, Boca do Acre, Lábrea, Eirunepé, Carauari, Itamarati, Juruá, Tefé, Maués, Nhamundá, Novo Aripuanã, Barcelos, Urucurituba e Manaquiri.

_________________________________________

Artigo anteriorOcorrências de crimes caem 26% em quatro dias, de acordo com SSP-AM
Próximo artigoInscrições às 289 mil vagas do Sisutec começam nesta segunda-feira(21)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui