Cartilha sobre produção de piscicultura familiar será lançada em Manacapuru

Cartilha aborda a piscicultura familiar/Foto: Ilustração
Cartilha aborda a piscicultura familiar/Foto: Ilustração
                                   Cartilha aborda a piscicultura familiar/Foto: Ilustração

Será lançada hoje, quinta-feira (18), na Associação de Moradores de Santana, comunidade do município de Manacapuru, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), uma cartilha específica sobre produção de peixes e piscicultura familiar.
O material foi elaborado por alunos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Aquicultura da Universidade Nilton Lins, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), por meio da disciplina de extensão em aquicultura.


Sob a coordenação da pesquisadora Elizabeth Gusmão do Inpa, a cartilha tem o objetivo de capacitar os estudantes numa atividade de extensão produzindo um material de alto nível em termos de produção aquícola, além de apresentar um material básico com uma linguagem simples e fácil acesso aos piscicultores do Estado.

Orientações – A cartilha ensina de forma simples desde o planejamento para construção de uma piscicultura, envolvendo o licenciamento, construção do próprio sistema de cultivo, manejo, nutrição e qualidade da água.  “É uma abordagem ampla e torna possível o produtor entender como é produzir o peixe da melhor forma possível dentro do conceito mais moderno e mais viável para região”, explicou a pesquisadora.

A cartilha terá versão imprensa e online, sendo esta última modalidade em versão em espanhol. “Temos muitas demandas dos nossos países que fazem parte da Amazônia internacional e também pelas características de alguns serem semelhantes, como na água e nas terras, e isso é uma maneira de gente contribuir para Amazônia em todo”, comentou Elizabeth Gusmão.

Apoio da Fapeam – A elaboração da cartilha, diagramação e ilustrações contou com apoio da Fapeam, por meio do apoio do Programa de Apoio à Popularização da Ciência e Tecnologia e Inovação (POP C, T&I) que apoia a realização de eventos de Popularização da Ciência e financiar a produção e distribuição de materiais educativos de C,T&I.

Artigo anteriorUsain Bolt busca hoje (18) mais um ouro, agora nos 200 metros
Próximo artigoRevista americana elege Taís Araújo a ‘mulher mais guerreira e estilosa’

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui