Central de Interpretação de Libras do AM será inaugurada, em março

Curso de Libras

Técnico em Libras/Foto: Reprodução


A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), em parceria com o Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDP), inaugurará, em março de 2014, a primeira Central de Interpretação de Libras no Estado (CIL AM).

A iniciativa do Goverdo do Estado, visa atender a Comunidade Surda da Região Metropolitana de Manaus. Segundo o Censo Demográfico 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 154.241 pessoas no Amazonas declararam ter algum grau deficiência auditiva.

A Central tem como objetivo disponibilizar atendimento especializado às pessoas surdas através dos serviços de tradução e interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras), facilitar e proporcionar o acesso dessas pessoas nos serviços públicos para esclarecer as informações desejadas, além de ampliar a comunicação e interação entre surdos e ouvintes, reforçada pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Os atendimentos irão acontecer de forma presencial com informações sobre serviços públicos agendados; e virtual, com informações sobre serviços públicos por meio de imagem em tempo real, utilizando recursos disponíveis atualmente pela internet, por meio do Skype, e-mail e outras redes sociais digitais.

Também haverá intérprete in loco, com disponibilização de um tradutor intérprete de Libras, com local e horário agendado, no prazo mínimo de 48h de antecedência, para acompanhar as pessoas surdas a bibliotecas, hospitais, delegacias, tribunais e outros locais de atendimento ao público, ou em sala reservada, local agendado, específico para intermediação de assuntos particulares do solicitante do serviço.

Endereços e horários de funcionamento – A Central irá funcionar sede da Seped, de segunda a sexta, das 08h00 às 14h00. A Seped está localizada na avenida Mário Ypiranga, nº 1.600, Adrianópolis, zona centro-sul. Haverá extensão do atendimento da Central no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) Compensa, localizado na avenida Brasil, n°1.325, Compensa I, zona oeste.


Artigo anteriorO ‘EXTRESSO’ está de volta com o BRS e a mesma roupagem de 2002
Próximo artigoDeputada destaca importância dos Cons.Tutelares e sua estruturação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui