Centro de Controle da SSP será entregue até o fim do ano

Melo no CICC da SSP/Foto: Valdo Leão

Melo visita o Centro Integrado de Comando e Controle da SSP/Foto: Valdo Leão


Melo no CICC da SSP/Foto: Valdo Leão

O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que está sendo construído, em Manaus, para a Copa de 2014, e onde irão se concentrar órgãos ligados à estrutura do sistema de segurança nas três esferas do Poder Executivo, deverá ser entregue até o fim do ano. A garantia foi dada pelo vice-governador José Melo nesta sexta-feira (29), após visitar o andamento das obras do local.

Orçado em R$ 6,6 milhões, o CICC terá um espaço de 3,2 mil metros quadrados, suficiente para acomodar pelo menos 20 órgãos, como a Defesa Civil, Manaustrans, Samu, Cindacta 4, Comando Militar da Amazônia (CMA), Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP-Copa), Polícia Militar, Polícia Civil, Corregedoria Geral, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), entre outros.

“Ao contrário do que muita gente deve pensar, a segurança será reforçada bem antes do início da competição esportiva. Os jogos da Copa do Mundo são apenas alguns dos pontoschaves das ações que serão implementadas no setor de segurança pública. O Amazonas,  portanto, está fazendo sua parte para garantir o sucesso do evento e deixar esse legado para as futuras gerações”, asseverou Melo.

O CICC será equipado com todo o aparato tecnológico necessário para gestão do sistema de segurança. Órgãos municipais, estaduais e federais terão de disponibilizar os seus bancos de dados para que as equipes do comando e controle tenham todas as informações necessárias durante o evento Copa. A assinatura desse acordo de parceria será feita durante a inauguração do prédio.

Dentro do cronograma estabelecido, os equipamentos para o centro de comando deverão ser entregues até abril de 2014. “O cumprimento dos prazos estipulados e a realização de exercícios simulados precedem a entrada em operação do CICC. Será a maior integração já feita entre as forças estadual, municipal e federal”, disse o coordenador da Comissão Temporária de Segurança para Grandes Eventos da SSP, Dan Câmara.

Artigo anteriorDesafios da ZFM são apresentados a alunos da Escola Superior de Guerra (ESG)
Próximo artigo[Crônica] Blecaute – por Isabela Abes Casaca

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui