China e 30 países latino-americanos reúnem-se em Pequim

China e 30 paises reúnem-se no Fórum da Alac/Foto: Divulgação
China e 30 paises reúnem-se no Fórum da Alac/Foto: Divulgação
China e 30 paises reúnem-se no Fórum da Celac/Foto: Divulgação

Governantes chineses e de 30 países latino-americanos vão se reunir quinta-feira (8) e sexta-feira (9) em Pequim, no primeiro encontro ministerial do Forum China-Comunidade dos Estados da América Latina e do Caribe (Celac), criado recentemente.
“Até agora, 30 dos 33 membros da Celac e 20 ministros dos Negócios Estrangeiros já confirmaram participação”, anunciou hoje (5) um alto funcionário do governo chinês. A sessão de abertura terá também a presença dos presidentes da China, Costa Rica, do Equador e da Venezuela. Criado no verão passado, o novo forum é considerado “uma plataforma intergovernamental de cooperação politica, econômica e comercial”.


“A China e os países da Celac encontram-se em fase semelhante de seu processo de desenvolvimento e partilham muitos interesses”, disse Zhu Qingqiao, diretor do departamento do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês encarregado dos Assuntos da América Latina e do Caribe.

Alguns países vão enviar também ministros de outras pastas, principalmente do Comércio, Turismo e da Ciência, acrescentou. “As nossas relações vão entrar em uma nova era e ascender de patamar”, afirmou Zhu Qingqiao.

Segundo ele, a China já é o segundo parceiro comercial da América Latina e do Caribe e, para alguns países da região, entre eles o Brasil, é o primeiro. Pelas contas chineses, nos primeiros 11 meses de 2014, o comércio entre a China e a região cresceu 1,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, somando US$ 241,9 milhões.(Agência Brasil)

Artigo anteriorEquipe de busca diz ter avistado possível cauda do avião da AirAsia
Próximo artigoProcon Manaus orienta pais sobre ítens da lista de material escolar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui