Equipe de busca diz ter avistado possível cauda do avião da AirAsia

Equipes avistam cauda do avião da AirAsia/Foto: AP
Equipes avistam cauda do avião da AirAsia/Foto: AP
Equipes avistam cauda do avião da AirAsia/Foto: AP

As buscas pela caixa-preta do voo da AirAsia foram retomadas hoje, segunda-feira, após uma melhora das condições meteorológicas ao longo do Mar de Java. Um navio que patrulha a região teria avistado um pedaço de fuselagem que poderia ser a cauda do avião, onde fica sua caixa-preta.
— Encontramos o que tem uma alta probabilidade de ser a cauda do avião — disse o capitão Yayan Sofyan, após voltar a Surabaya.


O voo QZ8501 viajava de Surabaya, na Indonésia, para Cingapura em 28 de dezembro quando desapareceu dos radares. Até o momento, foram recuperados 37 corpos. Acredita-se que os restos mortais da maioria das vítimas estejam no avião.

O mau tempo tem dificultado tentativas de alcançar grandes objetos que se acredita ser o corpo da aeronave. Segundo autoridades indonésias, um equipamento sonar foi colocado debaixo d’água novamente, mas os mergulhadores ainda não retomaram as atividades.

Chefe da agência de busca e resgate da Indonésia, Bambang Soelistyo afirmou em uma entrevista coletiva que mais três corpos foram recuperados na segunda-feira. Ele acrescentou que as condições meteorológicas melhoraram desde a semana passada, mas que as correntes submarinas ainda eram fortes.

A área de buscas por corpos e destroços foi ampliada para a nova fase de buscas. Eles podem ter sido arrastados pelas correntes do Mar de Java, além de deslocados pelas condições irregulares. Enquanto isso, a rota entre Surabaya e Cingapura foi suspensa.

Também, na segunda-feira, a AirAsia confirmou uma compensação no valor inicial de US$ 24 mil por cada vítima da queda do voo. Apesar da reclamação de alguns familiares, que se recusaram a assinar o acordo coletivo, a companhia se comprometeu a dar maior suporte financeiro aos que necessitarem.

TEMPESTADE

Análises iniciais da agência meteorológica da Indonésia, BMKG, sugerem que a aeronave tenha ido em direção a uma tempestade e encontrado condições extremamente geladas, o que teria levado a uma pane em seu motor. O Airbus A320 caiu com 162 pessoas a bordo.

— A partir de nossos dados, parece que, na última localização, o avião enfrentava péssimas condições de tempo, e este foi o principal fator para a queda — afirmou Edvin Aldrian, chefe de pesquisa da BMKG, que acrescentou: — Estas condições geladas podem travar os motores do avião, além de congelar e danificar equipamentos.(O Globo)

Artigo anteriorMA: Acidente com carro lotação deixa um morto na BR-316, em Caxias
Próximo artigoChina e 30 países latino-americanos reúnem-se em Pequim

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui