Ciência prova que quando mentimos nosso nariz encolhe

Foto: Divulgação

Criado em 1883 pelo italiano Carlo Collodi, o Pinóquio entrou para o rol dos clássicos da literatura infantil. Ele é um boneco de madeira que sonha em virar menino de verdade e cuja maior característica é o nariz crescer a cada mentira. Isso virou “arma” para todos os pais que querem incentivar os filhos a não contarem mentiras: “Se você mentir, o seu nariz vai ficar enorme”.


E não é que isso não passa de uma grande mentira? Na verdade, o nariz diminui de tamanho quando contamos uma mentira! Ainda assim, essa redução é minúscula e imperceptível aos olhos humanos, mas de fato ela acontece.

Foto: Divulgação

Quem detectou isso foi o pesquisador e doutor espanhol Emilio Gómez Milán, da Universidade de Granada, que conduziu o experimento chamado “Efeito Pinóquio”, em 2012, para detectar mudanças físicas em nossos rostos conforme contamos mentiras. Através de análises termográficas, foi possível notar que os narizes diminuem, em média, 1,2 grau Celsius ao contarmos uma lorota. Essa queda faz com que o tamanho do órgão cheirador também diminua!

Já a temperatura da testa aumenta em até 1,5 grau Celsius, posto que precisamos pensar mais na hora de mentir. O teste foi feito com 60 alunos da faculdade e mostrou que até 80% deles apresentavam essa mudança física – uma taxa superior aos detectores de mentiras que existem por aí. No futuro, a termografia poderá ajudar em investigações, por exemplo, mas o caminho até lá é um pouco longo.

Fonte: Mega Curioso

Artigo anteriorConheça as bolinhas que podem reduzir a contaminação dos oceanos
Próximo artigoMacaco rouba e mata recém-nascido de 12 dias na Índia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui