
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou nesta quarta-feira (11/3), uma tribuna popular com a participação de representantes dos trabalhadores do segmento de táxi frete para discutir melhorias para a categoria. A reunião foi realizada no plenário Adriano Jorge, proposta pelo vereador Isaac Tayah (DC).
Foram discutidos os pontos apresentados pelos trabalhadores como a ampliação do tempo de vida útil dos veículos de taxi frete, passando de 10 para 15 anos, a destinação de algumas vagas do sistema de estacionamento Zona Azul para esses veículos e também a liberação para que possam transitar na faixa azul.
Durante a tribuna, o vereador Isaac Tayah destacou o projeto de lei 390/2019 que pretende alterar o artigo 13, da lei 1896, de 12 de agosto de 2014, que dispõe sobre os Serviços de Transporte de Pequenas e Médias Cargas acompanhadas de passageiros. Segundo ele, a lei apresenta um desequilíbrio nos prazos estabelecidos pelo poder executivo, ao segmento de táxi frete.
Isaac Tayah também questionou sobre a atuação dos carros fretes que agem de forma irregular em Manaus. Ele disse que o transporte clandestino é perigoso e ilegal e ressaltou que é preciso tomar providências.

Jonatas Martins, representante dos táxi frete pediu aos vereadores que se sensibilizem com a causa e atentem para as reivindicações apresentadas, como a alteração do tempo de vida útil dos veículos, o direito de transitar na faixa azul e um possível financiamento para renovar a frota.
Edson Alves, representando o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento de Manaus (Sifretam), pediu a ajuda dos vereadores para resolver a situação de alguns motoristas do segmento de táxi frete, que estão sem poder transitar na cidade por estar com seus veículos fora do tempo de vida útil.
O presidente da Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJR), vereador Dante (PSDB), também deu as suas contribuições e disse estar disposto a analisar com bastante cuidado e cautela o projeto de lei de autoria do vereador Isaac Tayah.
Fonte: CMM