Com programação diversificada começa hoje (18), a Semana do Índio em Manaus

Centro Cultural recebe programação da Semana do Índio/Foto: Arquivo

Para prestar justa homenagem à influência indígena nos costumes, conhecimentos e hábitos existentes em nossa sociedade, Secretaria de Estado de Cultura, preparou uma programação especial e gratuita para a Semana do Índio, com inicio, hoje (18), no Centro Cultural Povos da Amazônia, onde acontecerá uma oficina de arte indígena com Miguel Lana, indígena da tribo Arawak, um dos monitores do espaço, que ensinará a fazer cestas com o trançado típico de sua etnia, Dessana.
Amanhã, terça-feira, 19 de abril, Dia do Índio, o público poderá visitar a exposição “Lendas Indígenas” durante todo o dia. Pela parte da manhã, Miguel Lana ministrará uma oficina de pinturas corporais da etnia Dessana, explicando o significado de cada desenho e sua representatividade para eles. Além disso, serão exibidas duas produções cinematográficas brasileiras: no Cine Silvino Santos, localizado no Museu do Homem do Norte, e no Auditório Gabriel Gentil.


As exibições acontecem pela manhã, com o longa-metragem “Tainá”, deRosane Svartman e, pela tarde, o documentário “Cantos e Danças Indígenas”. Atividades para crianças – O Centro Cultural Usina Chaminé, localizado no Centro de Manaus, na avenida Lourenço Braga, também terá uma programação especial, voltada para o público infantil. No dia 19 de abril (terça-feira), além da visitação às exposições permanentes do espaço “Os sentidos da Amazônia”, “Infância Amazônica” e o Espaço Criança, os visitantes poderão também participar de atividades lúdicas.

Pela manhã, será oferecida uma oficina de reciclagem, em que os participantes aprenderão a confeccionar um instrumento musical indígena utilizando materiais como garrafas pet. Também será apresentado um espetáculo de teatro de fantoche, com personagens indígenas, retratando o cotidiano amazônico, em que as crianças aprenderão, por meio de histórias divertidas, como são os hábitos e conhecimentos que influenciaram nosso modo de vida. Pela parte da tarde, os visitantes poderão aprender as brincadeiras infantis da etnia Tikuna e, às 15h, será exibida a animação brasileira “Nossos índios, Nossas histórias”, de Carol Camanho e Jansen Raveira.

Artigo anteriorVasco e Fla começam a ´briga´ por local da semifinal no domingo(24)
Próximo artigoCandidatos comparecem em massa na 1ª etapa do concurso, em Benjamim Constant

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui