Começa em Manaus o 11º Fórum de Governadores da Amazônia Legal

Ministra Isabella Teixeira, do Meio Ambiente/Foto: Divulgação

Manaus sedia hoje, sexta-feira (24), o 11º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que reunirá na capital do Amazonas os chefes do Executivo dos Estados que fazem parte da região, evento que acontece no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona centro-sul de Manaus, onde os governadores vão discutir temas comuns aos Estados amazônicos nas áreas ambiental, tributária, de desenvolvimento econômico, saúde e educação, com participação da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o ministro chefe de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger.
A abertura do evento será às 09h00, com pronunciamento do governador do Amazonas, José Melo, e dos demais chefes de executivos e o ministro Mangabeira Unger.


Confirmaram presença os governadores do Acre, Sebastião Viana; do Maranhão, Flávio Dino; do Mato Grosso, Pedro Taques; do Pará, Simão Jatene; de Rondônia, Confúcio Moura; de Tocantins, Marcelo Miranda; a governadora de Roraima, Suely Campos, e o vice-governador do Amapá, Papaléo Paes. Também participam do Fórum, a presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Maria Lúcia de Oliveira Falcón, e senadores e deputados estaduais e federais.

A agenda de discussões foi definida pelos governadores e secretários estaduais de Meio Ambiente, Fazenda, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Saúde e Educação. Entre os temas a serem discutidos estão entraves logísticos, acesso a novos financiamentos, iniciativas potencialmente produtivas na região e pacto federativo. Na área de Meio Ambiente, serão discutidas estratégias ambientais para redução de emissões de gases de efeito estufa e degradação florestal e assinado o marco regulatório do REED (Redução de Emissões do Desmatamento e Degradação Florestal).

A programação do 11º Fórum de Governadores da Amazônia Legal segue até às 15h30, com a assinatura da Carta de Manaus, documento com propostas e encaminhamentos para os temas discutidos e que será compartilhado entre os Estados da região e o Governo Federal.

Artigo anteriorMonica Iozzi dispara, “Quero ser vista como linda e gostosa”
Próximo artigoGari gata é convidada para desfilar em escola de samba do Rio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui