Começa hoje (12) em Tabatinga a primeira Feira da Amizade

Feira da Amizade, em Tabatinga/Am

Feira da Amizade, em Tabatinga/Am


Tabatinga (AM) — Começa hoje, quinta-feira (12), na cidade de Tabatinga/Am, 1ª. Feira da Amizade com uma mostra de movelaria, artesanato, gastronomia, Artes Indígenas e turismo da Mesorregião do Alto Solimões.

Trata-se de um evento realizado da Prefeitura Municipal de Tabatinga, através da Secretaria Municipal de Turismo, e tem por objetivo mostrar a potencialidade da região em produtos e serviços. A feira que começa nesta quinta-feira, vai se estender até sábado (14/12). Todos os municípios da Mesorregião foram convidados a participarem com exposição de seus produtos. O município de Novo Airão, próximo de Manaus também foi convidado a participar do evento.

Segundo secretário de Turismo Francis Magalhães conta com o apoio da Prefeitura de Tabatinga, responsável pela organização do evento, da Universidade do Estado do Amazonas, Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM).

Para o prefeito Raimundo Caldas, Calango, a feira é uma oportunidade não só de Tabatinga, mas dos municípios da região em mostrar suas potencialidades em vários segmentos, podendo abrir perspectiva de abertura de negócios, gerando renda para a população.

Tabatinga integra com outros oito municípios — Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Fonte Boa, Jutaí, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença e Tonantins —, a Mesorregião do Alto Solimões.

O município está localizado na margem esquerda do Rio Solimões na tríplice fronteira com Letícia (Colômbia) e Santa Rosa (Peru – margem direita do Rio Solimões). É uma das portas de entrada do turismo do Amazonas devido a condição de cidade gêmea com Letícia, cujo fluxo de turistas visitam os municípios vizinhos de Benjamin Constant e Atalaia do Norte.

Estimativas não oficiais dão conta que Tabatinga e Letícia recebem anualmente cerca de 50 mil turistas, dos quais 15% brasileiros, 40% de colombianos de outras regiões daquele País e 45% de estrangeiros procedentes do Peru, Estados Unidos e Europa. Os turistas ingressam na região principalmente através dos portos de Tabatinga e Letícia (vindo de Iquitos, Peru) ou pelo aeroporto de Letícia, impulsionando o turismo de fronteira. Benjamin Constant localizada a 60 km de Tabatinga via fluvial e na fronteira com o Peru, recebeu somente no ano passado cerca de 15 mil turistas.

Na feira a ser realizada nas dependências da Suframa, localizada na Avenida da Amizade, o visitante terá a oportunidade de conhecer a produção moveleira, de bio-jóias produzidas por indígenas e não indígenas e a gastronomia brasileira, colombiana e peruana.(Eduardo Gomes)

Artigo anteriorA vaga é reservada para pessoa com deficiência, e agora?
Próximo artigoPlenário do Senado discute relatório de Braga sobre PNE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui