Comissão de saúde da Assembleia debate situação do Hospital de Manacapuru

Hospital Lázaro Reis, em Manacapuru/Foto: Arquivo

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas, presidida pelo deputado Ricardo Nicolau(PSD), reuniu ontem (11), para deliberar projetos e discutir demandas da área, incluindo nos debates, a situação orçamentária do hospital de município Manacapuru, a 68 km de Manaus.
Dos 15 Projetos de Lei analisados, 14 foram aprovados pelos membros da comissão e seguem a plenário para votação final. Apenas um – sobre a distinção dos jalecos dos estagiários que atuam na saúde estadual – foi remetido à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) para reavaliação. “Zeramos novamente a pauta da Comissão de Saúde e, agora, todos os projetos ligados a essa área podem continuar tramitando na Casa”, destacou Ricardo Nicolau. Além do presidente da comissão, a reunião teve a presença dos deputados José Ricardo (PT), Dermilson Chagas (PDT) e Dr. Gomes (PSD).


Os membros da comissão acertaram uma visita técnica ao Complexo Regulador do Amazonas, ainda este mês, para verificar o funcionamento do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) no Estado. “Será feita uma avaliação da marcação de exames e consultas na rede pública”, explicou Ricardo Nicolau.

Repasses

Após a deliberação de projetos, a Comissão de Saúde abriu a reunião para a participação dos novos integrantes da diretoria-geral do Hospital Lázaro Reis, de Manacapuru. A unidade é municipalizada e atende, também, os moradores de municípios do entorno, como Anamã, Anori e Codajás. Diariamente, são cerca de 400 atendimentos.

O diretor-geral Washington Bezerra expôs aos deputados dificuldades na infraestrutura e no atendimento enfrentados pelo hospital por conta da falta de recursos financeiros. O gestor pediu ajuda para intermediar o aumento dos repasses concedidos pelo Governo do Estado à Secretaria de Saúde de Manacapuru. “Assumi a direção do hospital há uma semana e resolvi vir até o deputado Ricardo Nicolau e a Comissão de Saúde da Assembleia solicitar apoio para resolver o problema da falta de verbas. A principal reclamação dos pacientes é a demora no atendimento”, relatou Bezerra.

O presidente da Comissão de Saúde confirmou apoio à reivindicação. “Vamos procurar, nos próximos dias, junto ao secretário da Susam (Secretaria de Estado da Saúde) a possibilidade de aumento de repasses para que o hospital tenha autonomia financeira para cuidar de seus pacientes”, garantiu Ricardo Nicolau.

Artigo anteriorInscrições ao processo seletivo do Projeto Socioeducativo, termina amanhã (13)
Próximo artigoIntegrantes da equipe de Tom Cruise morrem em queda de avião na Colômbia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui