A Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, membro da Rede VINCI Airports, iniciou as obras de reforma e melhorias no aeroporto do município de Tabatinga, no Amazonas, a 1.106 quilômetros da capital, Manaus, previstas no Contrato de Concessão com a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC.
A reunião que marca o início das obras, voltadas para a reforma de áreas, otimização de fluxos e melhoria na qualidade do serviço aos usuários, ocorreu nesta terça-feira (29/08), às 9h30, com a presença de autoridades locais e aeroportuárias e representantes de instituições parceiras. O ato marca um momento significativo para o desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária do Estado.
As obras, que devem ser concluídas em outubro de 2025, contemplam melhorias na pista de pousos e decolagens, a remodelagem e ajustes do layout da sala de embarque e desembarque, bem como da esteira e da sala de restituição de bagagens; a adequação do layout do canal de inspeção, da área de filas de check-in e do portão de embarque, de forma a atender à demanda de passageiros. Haverá também intervenções na subestação de energia, na estação de tratamento de resíduos sólidos e no estacionamento, além dos banheiros.
As obras serão executadas pela empresa Passarelli Engenharia e Construção Ltda., com larga experiência em projetos de infraestrutura.
A diretora-presidente da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, Karen Strougo, destaca: “A VINCI Airports aposta na modernização dos aeroportos que opera, a fim de prover experiências ainda mais positivas aos passageiros. Em Tabatinga, além de garantirmos a continuidade das operações para os próximos anos, entregaremos um aeroporto mais agradável e seguro aos passageiros. Garantindo essa infraestrutura necessária, contribuiremos ainda mais com a expansão do tráfego aéreo, o desenvolvimento econômico, turístico e social de Tabatinga”.
Sobre o Aeroporto de Tabatinga
Localizado no município de Tabatinga, distante 1.106 quilômetros da capital do estado do Amazonas, o Tabatinga Airport é parte da rede VINCI Airports no Brasil. O terminal é operado pela Concessionária dos Aeroportos da Amazônia desde outubro de 2021, após assinatura de contrato de concessão. Tabatinga está localizada em uma região de Tríplice Fronteira (Brasil, Colômbia e Peru). Nesse contexto, o aeroporto desempenha papel estratégico fundamental, dando suporte a outros municípios da região do Alto Solimões.
Sobre a VINCI Airports
Maior operadora privada de aeroportos do mundo, a VINCI Airports administra mais de 65 aeroportos em 12 países da Europa, Ásia e Américas. Graças à sua expertise como integrador global, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e administra aeroportos, contribuindo com sua capacidade de investimento e know-how para otimizar o desempenho operacional, modernizar a infraestrutura e implementar a transição ambiental. Desde 2016, a VINCI Airports é a primeira operadora global comprometida com uma estratégia ambiental internacional, com o objetivo de atingir zero emissões líquidas de carbono em toda a sua rede até 2050.