Confira o que foi destaque no esporte em 2018

Foto: Divulgação

Adeus do “Bruxo”


Em 17 de janeiro, um dos maiores jogadores de todos os tempos pendurou as chuteiras. Campeão mundial em 2002 pela seleção brasileira e duas vezes eleito o melhor jogador do mundo, Ronaldinho Gaúcho anunciou a sua aposentadoria em publicação emocionante nas redes sociais.

Foto: Divulgação

Obrigado Sr. meu Deus, por esta vida que me deste, família, amigos e minha primeira profissão!!! Após quase três décadas dedicadas ao futebol, me despeço do meu maior sonho, sonho realizado!!! Fiz o que mais amei profissionalmente por 20 anos, e 10 como formação de base. Vivi intensamente este sonho de criança, cada instante, viagens, vitórias, derrotas, a resenha, hino nacional, a caminhada no túnel, vestiário, entrada em campo, as chuteiras que usei, as bolas boas e ruins, homenagens que ganhei, os craques que joguei, os que admirei e joguei e os que só joguei no play, mas admiro até hoje! Enfim tudo foi incrível!!! Meu pai e minha família me apoiaram muito pra chegar até aqui, foi um trabalho em equipe. Chegamos ao fim da primeira etapa com uma história bonita pra contar… Vocês me conhecem, e sabem bem que sou tímido e não tenho o costume de falar muito, mas tenho que dizer a vocês muito obrigado, de coração, de alma lavada, pois fiz o que amo com a ajuda de todos, treinadores, preparadores, comissões inteiras, dirigentes, torcida a favor e contra, o motorista do ônibus, o roupeiro, o gandula, o árbitro e a imprensa. Obrigado, construímos juntos esta história, sem vocês nada seria possível… No mês de março faremos um anúncio de como será esta despedida e os próximos passos. Por enquanto, aqui vai meu muito obrigado.
Aquela frase famosa “gracias vieja” por ser a minha fonte de inspiração por tanto tempo e companheiros de muitas vitórias!!! Obrigado a todos pelas mensagens e carinho!!! Um abraço forte, fui muito feliz fazendo deste esporte a minha vida e profissão.

Lesão de Neymar

Às vésperas do jogo mais importante da temporada, diante do Real Madrid pela Liga dos Campeões da Europa, o PSG divulgou, em 26 de fevereiro, a lesão no pé direito de Neymar. O jogador ficou fora dos campos durante três meses, depois de ser operado pelo médico da seleção brasileira Rodrigo Lasmar, em Belo Horizonte.

Foto: Divulgação

Interferência externa

O mês de abril ficou marcado pela mais polêmica final do Campeonato Paulista dos últimos anos. Apesar do Corinthians ter sido campeão nos pênaltis, o Palmeiras acusou a arbitragem de interferência externa por anular a marcação de um pênalti durante os 90 minutos de jogo. O time alviverde entrou com representações na justiça desportiva para impugnar a partida. A decisão se estendeu até o mês de setembro, quando o Timão foi declarado oficialmente campeão paulista de 2018.

13 vezes Real Madrid

Nos gramados europeus, o Real Madrid consolidou ainda mais sua hegemonia. O time merengue conquistou, em 26 de maio, o terceiro título consecutivo da Liga dos Campeões da Europa, vencendo o Liverpool, por 3 a 1. Além de levar para casa seu 13º troféu da competição, o Real se tornou o primeiro time que ganhou três taças seguidas desde o tricampeonato do Bayern de Munique entre 1974 e 1976. No final do ano, ainda faturou o sétimo Mundial de Clubes da FIFA.

Copa da Rússia

Depois do fiasco em casa, a Copa de 2018 era a chance de redenção para a seleção brasileira. Quem levantou o caneco, no entanto, foi uma rival histórica.

A Copa da Rússia teve início em 14 de junho, com a goleada da seleção anfitriã por 5 a 0 diante da Arábia Saudita. Pela primeira vez na história, o árbitro de vídeo foi utilizado em uma edição do Mundial.

Na fase de grupos, o Brasil estreou com empate contra Suíça e, depois, venceu a Costa Rica e a Sérvia. A Alemanha, então campeã mundial, passou por um vexame histórico e não passou sequer da fase de grupos. Ao ser derrotada pela Coreia do Sul por 2 a 0, os alemães, pela primeira vez desde 1934, não avançaram para as oitavas de final.

No mata-mata, o Brasil venceu o México por 2 a 0. Apesar dos gols de Neymar e Firmino, o personagem do jogo veio das arquibancadas. Um torcedor russo, agitando a bandeira do Brasil, acabou sendo apelidado de “Psicopata do Hexa”.

Fora de campo, jornalistas e torcedoras sofreram assédio. Em um dos episódios, um grupo de brasileiros aparece coagindo uma mulher russa a repetir palavras de cunho sexual. Até quem estava a trabalho na Copa não escapou do machismo. Jornalistas de diferentes países foram surpreendidas por homens tentando beijá-las durante gravações ao vivo.

Neymar cai-cai

No dia 6 de julho, o Brasil foi derrotado pela Bélgica por 2 a 1 e adiou o sonho da conquista do hexacampeonato. Até então esperança brasileira, Neymar ficou marcado pela atuação abaixo do esperado e virou piada mundial pela fama de cai-cai. A internet, claro, não perdoou.

Rolê aleatório

A final da Copa do Mundo foi disputada em 15 de julho. A cerimônia de encerramento, antes de a bola rolar, contou com a participação ilustre de Ronaldinho Gaúcho, que mostrou sua ginga brasileira ao tocar tambor.

França campeã do mundo

Foto: Divulgação

Dentro de campo, França e Croácia protagonizaram uma final movimentada, que terminou com vitória francesa por 4 a 2. A seleção croata, liderada por Luka Modric, chegou à decisão após três prorrogações seguidas e sucumbiu ao talento de francês de Mbappé e companhia. França bicampeã mundial!

CR7 na Juventus

Mesmo depois de ter sido eliminado pelos uruguaios, Cristiano Ronaldo foi o centro das atenções durante a Copa. No dia 10 de julho, o Real Madrid anunciou a saída do português após nove temporadas e 450 gols em 438 jogos. O atacante acertou sua transferência para Juventus por 100 milhões de euros.

A maior de todos os tempos

Em 24 de setembro, o mundo se rendeu, mais uma vez, ao talento de Marta. A brasileira foi eleita pela sexta vez a melhor jogadora do planeta. Com a conquista, a rainha do futebol ultrapassou Lionel Messi e Cristiano Ronaldo e se tornou a atleta com mais títulos de melhor do Mundo. No masculino, Modric interrompeu a hegemonia dos últimos 10 anos e conquistou a sua primeira bola de ouro, após boa campanha na Copa do Mundo.

Raposa em festa

Se o Brasil decepcionou na Copa, o Cruzeiro fez a alegria de seus torcedores e conquistou o seu tão sonhado hexa. Em 17 de outubro, a Raposa venceu as duas partidas diante do Corinthians e levantou pela sexta vez o troféu da Copa do Brasil.

Penta de Hamilton

Nas pistas, no dia 28 de outubro, Lewis Hamilton conquistou matematicamente seu quinto título na Fórmula 1, no GP do México. O inglês se igualou a lenda argentina Juan Manuel Fangio e está atrás apenas do alemão Michael Schumacher, que tem sete títulos.

Palmeiras decacampeão

Foto: Divulgação

Novembro foi o mês que consagrou o time mais regular do Campeonato Brasileiro de Futebol. No dia 25, o Palmeiras venceu o Vasco por 1 a 0 e sacramentou o décimo título brasileiro. E com recorde na era dos pontos corridos: foram 22 rodadas seguidas sem perder. Com a conquista, o técnico Felipão enterrou, de vez, fantasma do 7 a 1.

Rei do futsal

O ano de 2018 se encerra com o adeus a mais uma lenda. No dia 6 de dezembro, Falcão, o rei do futsal, se despediu das quadras oficialmente. O jogador é o maior artilheiro de Copas do Mundo da categoria com 401 gols e conquistou dois títulos mundiais, em 2008 e 2012, pela seleção brasileira de futsal.

Superclássico manchado

Marcada por polêmicas, agressões e violência, a tão esperada final da Libertadores entre Boca Juniors e River Plate teve seu capítulo final. No dia 9 de dezembro, as equipes entraram em campo na Espanha para decidir quem ficaria com o título – pela primeira vez uma final do maior torneio das Américas foi disputada em outro continente. Após empate por 2 a 2 na casa do Boca, o River venceu seu maior rival por 3 a 1 e levou o tetra. Nos bastidores, a Libertadores de 2018 ficou manchada pela impunidade aos times argentinos por parte da Conmebol.

Medina bicampeão

O presente de Natal de Gabriel Medina veio mais cedo. Em 17 de dezembro, o brasileiro conquistou pela segunda vez o título mundial de surfe. Além disso, o atleta venceu de forma inédita a etapa de Pipeline, no Havaí.

Artigo anteriorEletricista é morto ao tentar proteger o filho, no Coroado
Próximo artigoBebê é resgatado com vida após prédio desabar na Rússia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui