Um bebê de 10 meses de idade foi resgatado com vida nesta terça (1º) nos escombros do edifício que ruiu parcialmente na cidade de Magnitogorsk, em Chelyabinsk, na Rússia, informou a agência Reuters. A suspeita é que uma explosão de gás, ocorrida por volta das 6h de segunda (31) – ou 23h de Brasília – tenha afetado a estrutura do edifício.
O bebê resgatado com vida é um menino. Ele ficou 35 horas sob os escombros e em uma temperatura de -17 ºC. Segundo as autoridades locais, ele apresenta queimaduras no rosto, provocadas pelo frio, e tem uma lesão na cabeça. A mãe da criança está viva e já chegou ao hospital para acompanhar o filho.
Imagens de um vídeo feito pelo Ministério da Emergência da Rússia mostram a equipe de resgate retirando o bebê dos escombros e colocando um cobertor em volta dele, antes de levá-lo para a ambulância.
Ele foi encontrado após um resgatista ouvir o choro da criança. A remoção dos escombros foi considerada arriscada porque a estrutura ainda está instável.
A explosão danificou 48 apartamentos matando pelo menos sete pessoas e deixando outras 36 ainda desaparecidas.
Buscas foram interrompidas
Depois de o bebê ser encontrado, as equipes de resgate foram forçadas a interromper a busca de dezenas de pessoas desaparecidas no conjunto habitacional, de acordo com a AFP.
Na manhã desta terça-feira, o ministro de Situações de Emergência, Ievgueni Zinitshev, anunciou que as buscas foram temporariamente suspensas devido a um “risco real de uma parte do prédio entrar em colapso”.
“É impossível continuar trabalhando nessas condições”, declarou.
Segundo o ministro, as operações para estabilização das estrituras podem levar até 24 horas, e as equipes de resgate estão suspendendo as paredes do prédio com guindastes.
Vídeo:
Fonte: G1