Conheça o Festival do Peixe Ornamental de Barcelos 2019

Conheça o XXV Festival do Peixe Ornamental de Barcelos/Foto: Divulgação

No Município de Barcelos (401,7 km de distância de Manaus), a 25ª edição do Festival do Peixe Ornamental já tem data confirmada para acontecer: 24 a 27 de janeiro de 2019. Um dos maiores festivais do interior do Amazonas, o (FESPOB), promete aquecer mais uma vez a Capital do Peixe Ornamental e da Pesca Esportiva. O Piabódromo será mais uma vez palco para grandes apresentações dos Grupos de Dança Cardinal e Acará-Disco, uma festa que atrai milhares de turistas e empresários, que devem visitar Barcelos e aquecer a economia da cidade.


O Cardinal e Acará-Disco, as estrelas da Festa do Peixe Ornamental de Barcelos, já encantaram o amazonas e se tornara um evento de grande expressão cultural, levando no Festiva do Peixe Ornamental a se tornar Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Amazonas. Hoje o município de Barcelos é conhecido mundialmente como a “A Cidade do Peixe Ornamental”, “A Capital Internacional da Pesca Esportiva” “Barça Beach” ou carinhosamente chamada de “Cidade Menina” apelidada por Jorginho do Peixe.

Aproximadamente 2 mil turistas estão sendo esperados na cidade de Barcelos/AM, no médio rio Negro. O festival, que já foi o segundo maior evento do calendário turístico do Amazonas, e desde 2017, voltou revigorado por contar com apoio integral da prefeitura do município na pessoa do prefeito Edson Mendes, que vê no turismo um importante gerador de emprego e renda para a população local.

Durante os quatro dias do festival, os organizadores prepararam uma vasta programação incluindo atrações Nacionais e Regionais. Neste ano de 2019, em comemoração ao Jubileu de Prata – 25 anos de Festival, o Prefeito Edson Mendes vai trazer Marília Mendonça, Banda IRA, Guto Lima, George JAPA, Eraldo Bandeira, Daniel Trindade e atrações locais. Também contará com exposições, feiras de artesanato e de cultura regional. Além dos festejos, os visitantes poderão desfrutar dos inúmeros atrativos que Barcelos oferece, destacando-se a beleza das lindas Praias, Fauna e Flora do arquipélago Mariuá, pesca esportiva e a deliciosa culinária local, entre outros.

As Estrelas das Noites:

Peixe Cardinal: Nas cores azul e vermelho, foi o peixe ornamental mais exportado da Amazônia brasileira, responsável por quase 60% do volume anual de exportações, com sua cores de neon, o peixe cardinal encanta pela sua exuberância, tem seu habitat natural nas águas negras dos rios da região amazônica, a pesca do cardinal é feita durante o dia, nos lagos, igarapés e afluentes do grande Rio Negro. Os instrumentos utilizados para a sua captura são: canoa, remo, rapixé e cacuri.

O Tema 2019: “Rio Negro Fiador da Vida”. Este é o tema que a Associação Folclórica e Cultural Cardinal defenderá no Festival do Peixe Ornamental de Barcelos 2019.

A Diretoria de artes do Cardinal, responsável pela concepção e elaboração do tema, explica em resumo a Temática do Cardinal 2019. É uma alusão a função social do rio. O rio é fonte da vida amazônica o oásis do homem que habita suas margens, farnel do pobre e do rico. Ele imprime ao homem motivações psicológicas, rumos, tendências e o leva ao capitalismo, o socialismo, às ações ecológicas. O rio negro comanda a vida na sua calha e traz ao caboclo a riqueza das suas águas: dos ornamentais ao tucunaré. Da sua ictiofauna a sua abundância de água os caminhos andantes, as veias negras encantam a alma de quem navega nessas águas.

O Acara-Disco: Nas cores preto e amarelo é um peixe de cores exuberantes, bastante cobiçado pelo mercado internacional. É comum encontra-lo nas águas do Rio Negro e seus afluentes, principalmente nos rios de água “branca”. É um dos peixes ornamentais de maior valor comercial. A captura do acara-disco é feita quase sempre durante a noite, os instrumentos utilizados para sua captura são: canoa, remo, lanterna e puçá.

O Tema 2019: “Terra Mistica: Contemplação da Amazônia”. Este é o tema que a Associação Cultural e Folclórica Acará-Disco defenderá no Festival do Peixe Ornamental de Barcelos 2019.

Andrew Cardoso, responsável pela concepção, com elaboração de Ricardo Pegueite, Jeiel Matos, Joelmir e Paulo Ricardo Soares, resumiram o tema, informando que é uma alusão a nossa Amazônia, onde contemplamos a sua beleza natural e somos contemplado com suas riquezas, a grande pátria verde, que nos integra em só coração brasileiro, num só perfil de povo mestiço, miscigenado, que vieram a contribuir na formação cultural do nosso Brasil.

Portanto, contemplar a Amazônia, é sobre tudo um dever dos povos da floresta.

Contemplar, não existe outra palavra que possa descrever o sentimento dos primeiros exploradores ao chegarem na Amazônia. O som da força das águas, o aroma de terra molhada e o doce toque da brisa, elevam a alma e nos conectam com o sagrado.

O Aquário

O local onde acontecem as apresentações dos peixes é denominado Piabódromo, onde ocorre a disputa acirrada das duas agremiações folclóricas, uma arena com capacidade para receber cerca de oito mil pessoas. Nas arquibancadas fica os torcedores chamados de “cardume” que são um show à parte.

O espaço é um dos maiores centros culturais e desportivos do Médio e Alto Rio Negro. Além das grandes noites do festival, o Piabódromo ao longo do ano inteiro é palco de grandes manifestações socioculturais e esportivas.

A Cidade de Barcelos

A cidade de Barcelos possui 25.718 de habitantes, é conhecida por possuir um enorme potencial turístico com riquezas naturais exuberantes, foi a maior exportadora nacional de peixes ornamentais e considerada a Capital Internacional da Pesca Esportiva. Teve origem em uma aldeia dos índios, chamada Mariuá, localizada no médio Rio Negro. Em 1758, a aldeia foi elevada à categoria de vila, com o nome de Barcelos, foi a primeira capital da Capitania de São José do Rio Negro, atual estado do Amazonas.

Barcelos é conhecida por possuir um enorme potencial turístico/Foto: André Sampaio

O município possui o maior arquipélago fluvial do mundo, chamado Mariuá, com cerca de 1.400 ilhas, e se tornou conhecido internacionalmente pelo comércio de peixes ornamentais e pela pesca esportiva do tucunaré. No seu território também estão localizados o Parque Nacional do Jaú, o Parque Estadual do Araçá e a Área de Preservação Ambiental de Mariuá.

Em Barcelos está localizada a cachoeira do El Dorado, considerada a maior queda d’água livre do Brasil com quase 400m de altura. Também encontramos em Barcelos o abismo Guy Collet, considerado a caverna mais profunda do Brasil.

Artigo anteriorChineses avaliam investir na exploração de potássio no AM
Próximo artigoSusam envia 8,4 mil bolsas de soro para o interior

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui