Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas alerta sobre golpe do auto de vistoria

Foto: Divulgação

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) alerta a população sobre uma tentativa de golpe que vem sendo aplicada mediante mensagens de e-mail enviadas a empresários com o nome da corporação.

O Corpo de Bombeiros tomou conhecimento ainda que este tipo de golpe vem sendo aplicado em capitais de outros estados, como Roraima e Mato Grosso do Sul.

Nos e-mails encaminhados, os golpistas utilizam o nome da instituição para informar que o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) supostamente estaria vencido e que, caso não fosse providenciada a regularização, o CNPJ da empresa seria suspenso.

O CBMAM ressalta que não envia e-mail para fazer cobranças, e portanto alerta que e-mails encaminhados com mensagens desse teor constituem provável tentativa de golpe.

Alguns empresários que comunicaram o recebimento de e-mails desse tipo à Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) do CBMAM foram informados que possivelmente estariam sendo acometidos de prática de golpista.

Ao tomar conhecimento da situação, a Controladoria da DAT comunicou sobre o ocorrido à diretoria, que repassou a informação aos setores da corporação para a tomada de providências, de acordo com suas competências.

A DAT/CBMAM orienta ainda aos empresários e à população em geral que informações sobre os serviços oferecidos pela corporação quanto ao Sistema de Segurança contra Incêndio podem ser obtidas por meio do site http://sisgat.cbm.am.gov.br/. No endereço eletrônico, é possível obter a informação quanto ao tipo de atendimento a ser solicitado, se presencial ou on-line, dependendo do serviço pretendido.

O CBMAM informa que, em caso de recebimento de cobrança, via e-mail ou outra forma de correspondência, o cidadão deve comunicar imediatamente à instituição, via chat ou pessoalmente, para que as medidas cabíveis sejam tomadas pela corporação para coibir esse ou outro tipo de golpe, e assim resguardar a segurança dos usuários dos serviços prestados.

Auto de Vistoria

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é um documento que atesta que o empreendimento foi vistoriado e que os itens de segurança foram executados conforme o projeto aprovado e estão funcionando conforme previsto nas normas técnicas. O auto tem validade de um ano, e é o empresário que deve solicitar uma vistoria para renovação.

O documento é emitido pelo Corpo de Bombeiros, em conformidade com o Decreto nº 24.054, de 1º de março de 2004, que aprova o Regulamento do Sistema de Segurança contra Incêndio e Pânico em Edificações e Áreas de Risco, por sua vez instituído pela Lei nº 2.812, de 17 de julho de 2003.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui