Cresce a ida de trabalhadores brasileiros para os EUA

Entenda o crescente movimento migratório de Trabalhadores brasileiros para os EUA – foto: ilustrativa

Principais pontos que motivam a migração da mão de obra brasileira para outros países são:

  • Com a crise econômica instalada no Brasil devido à pandemia de Covid-19 muitos pessoas desejam sair do país ou já moram lá;
  • Sem perspectivas de melhora na oportunidade de trabalho a mão de obra dos brasileiros acaba saindo do país em busca de melhores condições;
  • Este ano será a primeira vez, em quase duas décadas, que o Brasil registrará um número de jovens inferior a 50 milhões, conforme os dados do IBGE. Com isso, a previsão é que o número de brasileiros jovens caia pela metade até o fim do século.

Seriam esses jovens, de 15 a 29 anos, que passarão as próximas décadas trabalhando e gerando riqueza para o país.

Porém, o Brasil está perdendo mão de obra, devido à crise econômica que já dura há sete anos e que não tem perspectiva de melhora.

Para piorar, 47% dos brasileiros jovens disse em levantamento feito pela FGV Social que deixaria o país se pudesse. Esse percentual é mais que o dobro registrado em 2014, antes da crise.

Durante a pandemia, um quarto dos jovens brasileiros passou a ficar sem trabalho e sem estudar. 70% desse quantitativo afirmaram em entrevista que estão com dificuldade em encontrar emprego.

Terra

Diante disso, sair do Brasil se tornou uma alternativa para a atual mão de obra. Além disso, o país precisa lidar com o envelhecimento da população. Esse cenário tende a piorar a situação do Brasil nos próximos anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui