Criadores de pássaros são detidos no Tarumã

Foto: Divulgação/PMAM

O Batalhão de Policiamento Ambiental (BPamb), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), prendeu quatro criadores das aves nesta terça-feira (05/01), e apreendeu seis pássaros silvestres, no bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus.

Ao chegarem ao local, os policiais encontraram o grupo realizando um treinamento em ambiente natural. De acordo com o titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), Herbert Lopes, “os criadores foram detidos por levarem os pássaros para local não permitido pela legislação, mesmo para treinamento”.

“Os criadores estavam legalizados para a criação dos pássaros, mas a permanência em ambiente de mata está expressamente proibida na licença ambiental do Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas)”, disse.

Foto: Divulgação/PMAM

Conforme o delegado, embora não haja proibição de transitar com a ave legalizada, não está permitido levá-las a ambiente natural para treinamento ou qualquer outra justificativa.

Os homens assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), que é a previsão legal, e foram liberados. O Batalhão Ambiental alerta a população que criar, guardar, transportar, capturar ou caçar animais silvestres, sem autorização de órgão ambiental competente, configura crime ambiental.

Os quatro criadores das aves foram conduzidos ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui