Linguagem Javascript: o que é e como funciona

JavaScript uma das linguagens de programação mais conhecidas e utilizadas - Foto: Reprodução

Por Rodolfo Milone


Uma das linguagens de programação mais conhecidas e utilizadas é a JavaScript. Ela foi criada em 1995, redescoberta nos anos 2000 e faz parte da vida de todos os usuários da internet, muitas vezes, sem ser percebida.

A linguagem foi criada para rodar no navegador do usuário, dando acesso a objetos dentro de outras aplicações. Em conjunto com o HTML e o CSS, é uma das bases da internet atualmente.

Ignorada durante alguns anos, atualmente está em todos os sites. É quem torna possíveis aplicações ricas, atualização dinâmica de conteúdo e outros aprimoramentos presentes na

. Além disso, é opção para aplicativos, sistemas complexos e jogos eletrônicos.

O que é o JavaScript

JavaScript não é o mesmo que Java. São duas linguagens de programação com sintaxe, semântica e usos diferentes. Foi criada por Brendan Eich que trabalhava na Netscape Communications Corporation para, inicialmente, rodar no Netscape Navigator.

A motivação era atender às demandas por avanços, em especial, dinamizar determinados processos de páginas web, tanto na interação com o usuário quanto com os navegadores. Um ano depois do lançamento, a Microsoft a colocou no próprio navegador.

Por ser uma linguagem com aplicações funcionais e mais completas para a rotina dos desenvolvedores, é baseada em protótipos e paradigmas variados, suportando estilos de orientação a objetos, imperativos e declarativos.

Atua na programação, na transformação e no processamento de dados enviados e recebidos por meio de uma interação mais agradável. Leve e interpretada, também pode ser utilizada em outros ambientes sem browser.

Outra vantagem do JavaScript é ser aberta – o que trouxe benefícios pela colaboração de várias empresas. Por isso, evoluiu e novas finalidades fossem descobertas.

Funcionamento e utilidades do JavaScript

A Javascript fornece às páginas web a programação, a transformação e o processamento de dados enviados e recebidos. Faz ainda a interação com a marcação e a exibição de conteúdo da linguagem HTML e com a estilização desse conteúdo proporcionado pelo CSS.

Com códigos escritos nesta linguagem, é possível atualizar parte do conteúdo de uma página web sem carregá-la totalmente. Foi o ponto de partida de vários softwares funcionais e com objetivos variados.

Como os códigos fazem parte de diferentes locais que permitem o acesso à web, estão presentes em aplicativos do Facebook, do Instagram e do Airbnb; em sistemas complexos e jogos eletrônicos que rodam direto no navegador e ainda em algo que faz parte da rotina das pessoas, especialmente no trabalho remoto: o Google Docs.

Com a evolução, a JavaScript hoje permite aplicações para o desenvolvimento mobile, pois, com uma base de código, são desenvolvidos apps para iOS e para Android; além de programas para desktop.

Sem perder atualizações

Diante de uma linguagem de programação com tantos usos possíveis e que se aperfeiçoa constantemente, o ideal para o profissional da área de tecnologia da informação (TI) é buscar a capacitação necessária. Para escolher os cursos que permitam à pessoa atuar neste cenário, uma dica é recorrer aos comparadores online.

Nestes sites, o interessado pode filtrar as possibilidades disponibilizadas em variadas plataformas e avaliar valores, planos de estudo, metodologia, conteúdo, por exemplo. É possível assistir à prévia das aulas e ter acesso às pontuações e aos comentários feitos por ex-alunos e ex-alunas do curso.

Desta forma, o interessado consegue avaliar todos os tópicos que considera fundamentais antes de fazer a escolha que melhor atenda às suas prioridades.

Artigo anteriorEm reunião com ministro da Saúde, Wilson Lima garante envio de equipamentos ao AM
Próximo artigoCriadores de pássaros são detidos no Tarumã

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui