Crise política em Brasília é tema de pronunciamento na CMM

rea
Vereador Gedeão Amorim e a crise política/Foto: Tiago Correa

A crise política na capital federal com reflexos na gestão pública local foi tema de discurso na Câmara Municipal de Manaus (CMM) hoje, segunda-feira (29). O presidente da Comissão de Serviço Público da Câmara, vereador Professor Gedeão (PMDB), levantou a questão tomando como base a redação de uma estudante da cidade de Joinville (SC), datada de 2009 que, segundo Gedeão, retrata bem a situação atual do País.
Na época, o texto da aluna de Joinville  concorreu a um concurso de redação intitulado “Dai pão a quem tem fome”, e a estudante se inspirou na letra do Hino Nacional para redigir informações que apontam o verdadeiro sentido do patriotismo. Lida em plenário pelo professor Gedeão, o texto provocou posicionamentos diversos dos vereadores presentes.


A redação da aluna, que não foi identificada pela mídia, inicia com a estudante questionando a situação do País usando como analogia os termos do Hino Nacional.  “Certa noite, ao entrar em minha sala de aula, vi num mapa-mundi, o nosso Brasil chorar: O que houve, meu Brasil brasileiro? Perguntei-lhe! E ele, espreguiçando-se em seu berço esplêndido, esparramado e verdejante sobre a América do Sul, respondeu chorando, com suas lágrimas amazônicas: Estou sofrendo. Vejam o que estão fazendo comigo…”

rea
Vereador Gedeão Amorim e a crise política/Foto: Tiago Correa

O texto da estudante segue com lamentações sobre a falta de perspectivas no futuro do Brasil: “Antes, os meus bosques tinham mais flores e meu seio mais amores. Meu povo era heroico e os seus brados, retumbantes. O sol da liberdade era mais fúlgido e brilhava no céu a todo instante. Onde anda a liberdade, onde estão os braços fortes? Eu era a Pátria amada, idolatrada. Havia paz no futuro e glórias no passado. Nenhum filho meu fugia à luta. Eu era a terra adorada e dos filhos deste solo era a mãe gentil”.

Para Gedeão, a reflexão da menina precisa servir de avaliação interna para todos àqueles que atuam na Política.  “Nós não temos esperanças em curto prazo, a não ser  uma mudança  de realidade. Como é que nós podemos conviver com esses escândalos  envolvendo tantos políticos? Estamos nos acostumando a conviver com esse tipo de coisa. A macro estrutura de governo desse País está corroída e parece que todos os nossos esforços são em vão, se não mudarmos”, disse.

Descaso  

Entre outras reflexões levantadas pelo parlamentar está a situação de colaboradores terceirizados das escolas municipais que há mais de sete meses estão sem receber. “Tivemos uma reunião com essas pessoas, suas famílias. Eles  procuraram pedindo apoio. E foi necessário que essa demanda fosse encaminhada para o judiciário, afim de buscar uma solução, mas até agora não foi dada. Com que cara encararemos essas famílias novamente? É um jogo de ‘empurra-empurra’ entre a empresa e a prefeitura. A burocracia acaba sendo soberana a fome das famílias”, avaliou o parlamentar.

O vereador, também, demonstrou preocupação com o sentimento da falta de perspectivas dos jovens brasileiros. “Pensei que esse sentimento de ceticismo envolvesse a mim e outras pessoas com um entendimento mais maduro sobre o que está acontecendo. Porém, este texto prova que a  juventude sente, as crianças sentem. Todos, nós, sentimos a irresponsabilidade gritante com que tratam desse país”, lamentou Amorim.

A redação da jovem chamou a atenção de Gedeão Amorim, ainda, para os serviços públicos, como o fornecimento de água na cidade de Manaus. Ele disse que as reclamações são sempre recorrentes. “Como é possível que com duas grandes adutoras e estando localizado às margens do maior rio do mundo ainda tenhamos esse tipo de problema? Quem fiscaliza esse e outros órgãos para que prestem um serviço de excelência? A CMM tem um papel de inspecionar, mas só o Executivo pode tomar providências. É preciso haver mudanças” concluiu Gedeão.

Artigo anteriorForagido do Compaj desde 2008 é recapturado na Zona Leste
Próximo artigoXimbinha parte pra baixaria e xinga Leya, ex-XCalypson

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui