


O secretário municipal de Infraestrutura, Luiz Borges, esteve ontem (27), na Rua Magalhães Barata, no bairro de São Lázaro, para verificar de perto a situação de calamidade em que os moradores vivem, há mais de 30 anos, por causa da obstrução do igarapé que corta os bairros de São Lázaro, Betânia e Crespo.
Desde a data de 12 de março de 2013, o deputado David Almeida vem enviando requerimentos aos órgãos competentes, solicitando melhorias que incluem desde limpeza, desassoreamento, drenagem, retirada de lixo e construção de hip hap no local, além de reforma e revitalização dos becos São Lucas, São José e Beco Magalhães Barata, e somente, agora, foi atendido.
Ao longo de seu mandato, o parlamentar, solicitou inclusive, a inclusão daquela área no Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).
Depois de andar pelo local e ouvir os moradores, o secretário disse que a primeira coisa a ser feita é a identificação do canal do igarapé, depois fazer um levantamento de todas as famílias que residem no local e a retirada das que estão no fluxo do canal, para que a máquina possa passar fazendo o desassoreamento.
“Essa uma ideia que talvez nunca ninguém tenha falado antes, mas que vai resolver de forma emergencial essa situação dos constantes alagamentos”, disse.
Para os presidentes da Associação de Moradores do São Lázaro e da Betânia, Jerimar dos Santos e Roberval Martins, respectivamente há uma nova esperança, uma vez que muitos políticos e secretários já estiveram no local e até o momento nada de concreto foi feito.
“Estamos juntos batendo de gabinete em gabinete e agora parece que vai andar”, disse Jeremias.
“Acho que agora a gente vai ter sucesso. Isso mostra que o povo unido tem força”, destacou Roberval.
De acordo com os presidentes, na próxima quinta-feira (29), uma equipe da secretaria de infraestrutura, segundo Borges passará fazendo o levantamento das famílias na Magalhães Barata e na sexta-feira (30), uma equipe da defesa civil do estado, comandada pelo coronel Roberto Rocha também estará no local fazendo um levantamento da área e das famílias que possa, estar em situaçao de emergência.
—