Cupuaçu pode ser usado para combater diabetes

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em 2015, a Sociedade Brasileira de Diabetes estimou que 12 milhões de brasileiros sofrem com os efeitos do diabetes mellitus tipo 2, que começa silenciosamente e é resultado de, entre diversos fatores, hábitos como o sedentarismo e a má alimentação.


Em tese de doutorado defendida na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, a nutricionista Helena Rudge Barros buscou estudar formas capazes de reduzir as alterações metabólicas associadas tanto à diabete tipo 2 quanto à obesidade.Ao investigar como compostos bioativos de alimentos podem possuir efeitos benéficos à saúde, Helena optou por duas frutas nativas da região amazônica com potencial agroeconômico e que contêm grande número de compostos fitoquímicos que poderiam atuar sobre o metabolismo corporal: o camu-camu e o cupuaçu.

PESO
A pesquisa utilizou a suplementação com o extrato de compostos fenólicos (polifenóis). Polifenóis são substâncias naturais encontradas em plantas e alimentos. Muitas são classificadas como antioxidantes naturais e possuem propriedades terapêuticas.

Dentre suas principais conclusões, o estudo comprovou que a suplementação com o extrato de compostos fenólicos reduziu o ganho de peso corporal e diminuiu a intolerância à glicose e à insulina. Para Helena, novos estudos devem contribuir para o melhor entendimento dos mecanismos, bem como quais metabólitos estão de fato associados aos efeitos benéficos que os compostos presentes nessas duas frutas.

(Diário do Pará)

Artigo anteriorZona Leste abre espaço para o 32º Festival de Verão, em Manaus
Próximo artigoSessão da cassação de Cunha deve ter mais de 400 deputados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui