CUT e o Ano Novo a todos os trabalhadores do Amazonas – por Valdemir Santana

Valdemir Santana - presidente da CUT-Amazonas - foto: divulgação

A Central Única dos Trabalhadores (CUT-AM) inicia o ano de 2024 olhando para a frente, para os programas sociais, trabalhistas, econômicos e políticos municipal, estadual, federal, mas, também, olhando com muita satisfação para o que foi construído no passado.


A nossa luta, gradativamente, tem consolidado as nossas vitórias tanto no campo social, como na defesa dos direitos trabalhistas, previdenciário, à adesão dos trabalhadores aos programas desenvolvidos pelo Sindicato, às Assembleias dos Trabalhadores promovidas nas portas de fábricas.

Foi a luta do passado, que incentivou os movimentos sociais, ambientais e dos trabalhadores acreditar em uma sociedade igualitária, democrática, participativa, com mais empregos e renda, creches para filhos dos trabalhadores e trabalhadoras e muitos outros benefícios, que garantiram mais saúde e qualidade de vida a todos os funcionários e funcionárias do Polo Industrial de Manaus (PIM).

Foto: divulgação

Que venha 2024 

Vamos iniciar 2024 pedindo Graças ao nosso Bom Deus (Jesus) disposição e saúde para lutarmos cada dia mais pela redução da jornada de trabalho, de 44 horas para 40 horas semanais.

É sempre bom lembrar, que a última vez que modificaram a Lei para a redução da Jornada de Trabalho foi em 1988, de 48 horas para 44 horas semanais (na promulgação da Carta Constitucional de 88). Isso já se vão longos 36 anos.

Nesta época, o Polo Industrial de Manaus fabricava uma motocicleta em ’58 segundos’. Hoje, esta mesma moto é fabricada em apenas ‘8 segundos’. Ou seja, muito mais rápido mas muito mais nocivo à saúde do trabalhador. Esse problema é extensivo a todo as atividades profissionais.

O dia em que conseguirmos a tão sonhada redução da carga horária de trabalho semanais, com toda certeza estaremos colocando mais de 4 milhões de trabalhadores no mercado de trabalho, imediatamente, e retirando centenas de profissionais das filas dos hospitais.

Brinde

O Ano de 2024 inicia, portanto, com um ‘brinde à classe trabalhadora’, aos movimentos sociais, aos movimentos ambientalistas da Amazônia, aos trabalhadores e trabalhadoras rurais, à Democracia fortemente defendida pelo Presidente Lula e por toda a sua equipe de governo…

Boas Festas, Feliz 2024

Valdemir Santana é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas, do Diretório Municipal do PT-Manaus e da Central Única dos Trabalhadores do Amazonas (CUT-AM)

Artigo anteriorPolícia Militar reforça esquema de segurança para o réveillon de Manaus
Próximo artigoAté quando dá para apostar na Mega da Virada 2023? Tire suas dúvidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui