Datafolha: Marina sobe 13 pontos, empata com Dilma e venceria no segundo turno

Dilma e marina empatam, Aécio se distancia, em terceiro/Foto: Reprodução
Dilma e marina empatam, Aécio se distancia, em terceiro/Foto: Reprodução
Dilma e marina empatam, Aécio se distancia, em terceiro/Foto: Reprodução

Datafolha divulgou, na noite de ontem, sexta-feira (29), nova pesquisa sobre a corrida presidencial, que aponta empate entre Marina Silva (PSB) e Dilma Rousseff (PT). As duas candidatas aparecem com 34% das intenções de voto e, em uma possível disputa no 2º turno, Marina venceria com diferença de 10 pontos. Na última pesquisa, divulgada em 18 de agosto, a candidata do PSB tinha 21% das intenções de votos, e Dilma, 36%.

Na sequência, Aécio Neves (PSDB) tem 15%, e Pastor Everaldo (PSC), 2%. José Maria (PSTU), Eduardo Jorge (PV), Luciana Genro (PSOL), Rui Costa Pimenta (PCO), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB) não alcançaram 1% das intenções de voto.


Encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo, a pesquisa entrevistou 2.874 eleitores, em 178 municípios, entre esta quinta e sexta-feira. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00438/2014.

Segundo turno

O Datafolha simulou dois possíveis cenários de segundo turno, entre Dilma e Marina, e Dilma e Aécio. Em disputa com a candidata do PSB, a atual presidente perderia por 10 pontos – Marina teve 50% das intenções de voto, enquanto Dilma, 40%. Brancos e nulos somaram 7%, e 3% não souberam ou não responderam.

Em caso de disputa entre Dilma e Aécio, a candidata do PT venceria com 48%, contra 40% do tucano. Brancos e nulos somaram 9%, e 4% não souberam ou não responderam.

Avaliação da presidente

Segundo a pesquisa, a administração da presidente Dilma Rousseff tem a aprovação de 35% dos entrevistados – no levantamento anterior, eram 38% -, que classificaram o governo como “ótimo” ou “bom”.

Os que julgaram como “ruim” ou “péssimo” eram 23%, e agora são 26%, enquanto 39% acreditam que o governo é “regular” – no levantamento anterior, eram 38%. Eleitores que não souberam responder somaram 1%.

Comparação com a última pesquisa

Na pesquisa Datafolha divulgada em 18 de agosto, no primeiro turno Dilma tinha 36% das intenções de voto, Marina 21%, e Aécio, 20%. Brancos e nulos somavam 8%, enquanto 9% não souberam ou não responderam.

Em possível disputa no segundo turno, a pesquisa anterior apontou que Marina venceria de Dilma com 47%, contra 43% da candidata do PT. Brancos e nulos somaram 6%, enquanto 4% não souberam ou não responderam.

Ainda de acordo com a pesquisa anterior, Dilma venceria de Aécio com 47%, contra 39% do tucano. Brancos e nulos somaram 9%, e 5% não souberam ou não responderam.(Terra)

Artigo anteriorImpactos da falta de saneamento e o descarte de lixo nos igarapés de Manaus
Próximo artigoDroga contra ebola é 100% eficaz em testes com animais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui