Deputado defende ampliação de estrutura da Justiça de Primeira Instância/AM

Deputado Luiz Castro(PPS)/Foto: Divulgação

O deputado Luiz Castro (PPS) voltou a defender, na sessão de ontem (29), da Assembleia Legislativa do AM, a ampliação da estrutura de funcionamento da Justiça de Primeira Instância, ao invés do aumento do número de desembargadores. “O fortalecimento da Primeira Instância reforça o compromisso com a sociedade, que precisa de uma Justiça mais ágil no julgamento de processos”, salientou o deputado.
Para Luiz Castro é preciso ampliar o número de juízes, de servidores e melhorar as condições de trabalho  nas Comarcas do interior, para que a população pobre tenha mais acesso à Justiça. O aumento do número de desembargadores, segundo o deputado, ultrapassaria em R$ 18 milhões os gastos do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e comprometeria o funcionamento das Comarcas. “Em tempos de crise, é preciso ter cautela, até porque a falta de bom senso colocou o País nessa situação”, completou.


Em 2013, Luiz Castro ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) pedindo a suspensão da Lei nº 126/2013, que previa o aumento do número de desembargadores de 19 para 26. A ação foi acatada, mas nas inúmeras vezes em que foi colocada em pauta, houve pedido de vista.

A ADI continua sob a competência da Justiça do Amazonas, mas Luiz Castro juntamente com o deputado José Ricardo (PT), recorreu ao Ministério Público Federal (MPF) pedindo que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue a ação.

Artigo anteriorProibição do Tráfego de carretas continua sendo um desafio, em Manaus
Próximo artigoRússia faz lista com políticos proibidos de entrar no país

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui