Detran-AM reúne com donos de empresas de desmonte para regularização da atividade

Foto: Divulgação / Roberto Carlos

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), reuniu com empresários que atuam no ramo do desmonte, compra e venda de veículos. A reunião aconteceu na sede do órgão e contou com a participação do diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá e o especialista em implantação da Lei do Desmonte, Marcelo Magalhães.


Com o objetivo de ajudar as empresas que ainda não estão formalizadas, o órgão promoveu a reunião informativa para orientar a todos acerca do processo de regularização, que tem papel importante na redução de venda de peças roubadas, procedentes de roubos e furtos de veículos.

“O Amazonas está dando um passo à frente e importante. Essa é uma reunião de alinhamento e de apresentação dessa metodologia para as pessoas. Para que, os empresários que já trabalham no ramo, possam aderir de forma maciça, e a gente ter uma ferramenta de grande relevância para a sociedade amazonense.“ reforçou o diretor-presidente Rodrigo de Sá.

Lei do Desmonte

Como intuito de desencorajar a prática e regulamentar o setor em todo o país, o Governo Federal promulgou a Lei 12.977/14, a chamada Lei do Desmonte, que prevê o credenciamento das empresas e o registro do material vendido, de modo a garantir sua procedência legalizada.

Os veículos vendidos em leilões do Detran como sucatas podem ser arrematados apenas por pessoas jurídicas registradas, exatamente para a revenda de material certificado.

A novidade em relação a regularização é a possibilidade de consulta de peças usadas disponíveis para compra através da central de serviços do Detran.

“A primeira etapa é a regulamentação do comércio de peças usadas em todo estado do Amazonas. A segunda, é tornar o credenciamento dessas empresas uma ferramenta de combate a roubos e furtos de veículos. E o terceiro, é o lançamento desse portal de pesquisa de peça no próprio site do Detran.“ destacou Marcelo Magalhães, especialista na Lei do Desmonte.

O credenciamento para as empresas será feito através de um edital que ainda será divulgado através do site detran.am.gov.br

Artigo anteriorPlano golpista de Bolsonaro tinha apoio do GSI, grampo em Moraes e impedimento da posse de Lula
Próximo artigoAmazonas lidera combate ao crime organizado por meio da Operação Hórus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui