Detran Amazonas: infrações cometidas por condutores comprometem a segurança viária

Foto: Isaque Ramos/Detran-AM

Entre os dias 14 e 20 deste mês, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), por meio da equipe de Fiscalizção, promoveu, nas zonas oeste, leste, centro-sul e norte de Manaus, uma série de ações com o objetivo de reduzir o número de atos infracionais que possam vir a comprometer a segurança viária da população em geral.


De acordo com o balanço apresentado pelo coordenador-geral da Fiscalização da instituição, Arthur Cruz, 99 pessoas foram autuadas, nesse período, por dirigirem sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Permissão Para Dirigir (PPD) ou Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC). Além disso, foram aplicadas 126 autuações por condução de veículo sem o devido licenciamento e 75 autuações de motociclistas sem o uso do capacete de segurança.

Foto: Isaque Ramos/Detran-AM

“A intensificação das fiscalizações de trânsito, principalmente envolvendo motocicletas, motonetas e ciclomotores, visa reduzir em 50% o número de mortes, conforme meta do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), criado pela Lei nº 13.614, de 11 de janeiro de 2018, visto que 33% das mortes no trânsito envolvem motociclistas”, detalha Arthur Cruz.

Também conforme o balanço apresentado pela Fiscalização, 63 condutores foram autuados por dirigir utilizando calçados que comprometem o uso dos pedais dos veículos; 17 por dirigir sob influência de álcool e outros 55 por conduzir sem utilizar os devidos equipamentos de segurança, além da remoção de 104 motocicletas com diversas irregularidades e 23 carros que também comprometiam a segurança viária.

Foto: Isaque Ramos/Detran-AM

“Outro meio de transporte, que está tendo a fiscalização intensificada, é o veículo automotor destinado ao transporte de passageiros com capacidade para até oito pessoas. Inclusive, os ocupantes desse modal de transporte representam 23% das mortes no trânsito”, finaliza o coordenador da Fiscalização do Detran Amazonas, reforçando a necessidade de estar com o veículo regular, documentação em dias e o uso constante dos equipamentos de segurança.

Artigo anteriorRJ vai pagar bônus de R$ 5 mil para policiais que apreenderem fuzis
Próximo artigoProposta de Roberto Cidade para ‘Estatuto da Pessoa com Obesidade’ visa garantir direitos básicos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui